Dicas para tirar 10 na sua festa de formatura

Depois de longos anos de estudos e dedicação, a faculdade acaba e chega a tão merecida comemoração: a festa de formatura. Esse evento é o mais esperado pelos alunos de todos os tipos de cursos e também por seus familiares e amigos. Se você está se formando, fique atento às nossas dicas para a sua celebração ser um sucesso!

É impossível realizar qualquer tipo de evento se não houver preparação. Então, a dica número é: planejamento. E o planejamento deve começar o quanto antes. Muitas turmas iniciam o curso já pensando na forma de pouparem dinheiro para a formatura; outras, deixam para pensar nisso mais perto do fim – mas, cuidado! Essa opção pode comprometer o sucesso da sua festa. É essencial que haja um tempo suficiente para se pensar nessa celebração. Com antecedência, o planejamento será mais satisfatório e a turma não corre o risco de, por exemplo, pecar em itens como buffet, local, decoração, etc.

Antes de passarmos às nossas principais dicas, vale lembrar que o planejamento ocorrerá melhor, se for traçada, o quanto antes, a lista de convidados (esporadicamente, podem ser adicionados a ela um amigo novo, um parente que veio de mudança ou um namorado que alguém não tinha quando começou o curso). A lista de convidados, ou, pelo menos, um esboço da quantidade média de convidados por cada aluno da turma, irá fornecer dados mais reais de gastos nas demais áreas a se organizar.

Definido o número médio de convidados, uma festa de formatura deve ter programados o local, a data e a hora do evento. Especialmente o local deve ser escolhido com atenção. Normalmente, se opta por ambientes fechados, porque são mais fáceis de trabalhar com a logística da festa. Nesse ponto, devem-se considerar coisas como o endereço do lugar, o tamanho e a climatização. É importante também deixar a data agendada com o proprietário do salão um bom tempo antes, para que as demais coisas, como a decoração, possam ser pensadas de acordo com o espaço.

A decoração da formatura é algo que envolve a escolha da maioria da turma. Em alguns casos, os representantes, ou a comissão de formatura da classe, têm carta branca para escolher. O importante é saber que a decoração deverá corresponder ao curso ou às características mais fortes da turma.

Outro item fundamental para uma festa de formatura é o buffet. A turma deve desenvolver uma pesquisa sobre as empresas mais qualificadas da cidade para atender os convidados em qualidade e quantidade. O buffet deve atender não somente os convidados, como normalmente se pensa, mas, principalmente, os formandos. Afinal, o dia é deles! Por isso, invistam nesse setor. O buffet também é um momento de celebrar, com a família e os amigos à mesa, a grande conquista.

Existe ainda outra coisa muito importante para as festas de formatura: a música. Festa sem uma boa música não é festa, especialmente quando se trata de uma comemoração tão célebre. A turma deve dedicar atenção especial a esse item, pois durante toda a noite será a música que embalará os sentimentos dos formandos e dos convidados. Por isso, é importante que cada aluno tenha participação nas escolhas das músicas para que a festa agrade a todos. Com bandas ou DJ’s, o essencial é que a música celebre à maneira da turma esse grande momento.

A última dica é sobre os convites: eles podem ser elaborados criativamente. Que tal confeccioná-los aludindo a elementos do curso ou, especificamente, a uma mensagem que a turma irá retomar na festa? Uma frase bonita ou, então, o trecho de um livro são bem-vindos para compor os agradecimentos.

Essas são dicas importante para você garantir que a celebração de uma grande conquista como a sua formatura seja inesquecível e especial. Gostou? Então deixe o seu comentário e compartilhe esse post com seus amigos!

De 24/12 a 27/12
Mínimo de 3 diárias
Diárias a partir de
Mascote Caco HIG

Indo embora
tão cedo?

Que tal você receber nossas
promoções em seu email?
Deixe seu contato e aproveite!