Festa de São João: trajes, comidas, brincadeiras e danças

Quem gosta do clima das Festas de São João neste ano pode comemorar: elas estão de volta de forma presencial, após dois anos sem acontecer por conta da pandemia. É tempo de pular fogueira, comer pinhão, tomar quentão e dançar quadrilha!

Tradicionalmente, as festas juninas começam no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio e encerram no dia 29 de junho, dia de São Pedro. O dia de São João é celebrado no dia 24 de junho. No entanto, muita festa ainda acontece durante o mês de julho.

Não tem idade para curtir as Festas Juninas ou Festas de São João, marcadas pelas barraquinhas enfeitadas, fogueiras, bandeirinhas e diversas brincadeiras que fazem parte da programação. Vamos conhecer um pouco mais sobre as particularidades da festa:

 

Brincadeiras 

Se você recordar as festas juninas da sua infância, vai lembrar que era um dia muito alegre, repleto de brincadeiras, música e dança. Na lista das brincadeiras juninas estão o pau de sebo, pescaria, cadeia, correio do amor, argola e muito mais! Tudo no clima dos festejos!

 

Danças

Nas festas juninas o ritmo que predomina é o forró. A dança típica da festa é a quadrilha. Quem nunca dançou quadrilha na escola, não é mesmo? Ela tem origem nas danças de salão na França e consiste numa bailada de casais caracterizados com vestimenta tipicamente caipira.

Outra dança muito comum nas festas juninas é a Dança do Pau de Fitas, que tem origem Ibérica. A Dança do Pau de Fitas é uma dança de roda, que envolve um mastro enfeitado, de aproximadamente 3 metros e longas fitas multicoloridas que são presas em seu topo, respeitando o número de pessoas que participarão. O importante do Pau de Fitas é que ele seja feito sempre em número par, para que o trançado das fitas dê certo.

Durante a dança, os participantes vão se movimentando em ziguezague, trançando as fitas no mastro até que fique impossível prosseguir. Após o trançado, é feito o movimento contrário, destrançando as fitas. Todos esses movimentos são seguidos de acordo com o ritmo de instrumentos musicais, como sanfona, violão e pandeiro.

 

Comidas típicas

Em toda boa Festa Junina, o que não pode faltar é o cardápio com as comidas típicas do evento que, vamos combinar, é de dar água na boca! Confira algumas:

Pamonha: doce ou salgada, com temperos diversos, queijo ou linguiça calabresa, a pamonha faz muito sucesso nas festas juninas. A receita é feita com um dos principais ingredientes utilizados para a criação de diversas comidas: o milho.

Pipoca: é um dos itens que faz a alegria de pessoas de todas as idades nas festas de São João e também pode ser servida doce ou salgada.

Maçã do amor: é um doce típico romântico muito simples de fazer. Basta mergulhar a fruta na calda de açúcar. Além de saboroso, ajuda a deixar a decoração das festas pra lá de especial.

Arroz doce: é uma receita muito tradicional criada com arroz e leite. Para incrementar, pode ser acrescentado leite condensado, canela, cravo e raspas de limão.

Cocada: pode ser feita com coco ralado, ovos, leite de coco, rapadura e leite condensado. Para deixá-la diferente, muitos acrescentam polpa de frutas.

Pé de moleque: amendoim e calda de açúcar. A combinação perfeita, não é mesmo?

 

Trajes típicos 

O traje de festa junina não tem segredo: um belo vestido colorido e tranças nos cabelos para as mulheres e, para os homens, uma camisa xadrez e chapéu de palha compõem o look. Vale ainda usar maquiagem para imitar sardas nas meninas e bigodes nos meninos.

Leia mais: A origem das festas de São João

 

E para quem gosta de curtir o clima junino de uma forma diferenciada e com muito conforto, a dica é aproveitar a programação especial do Hotel Internacional Gravatal, localizado no sul de Santa Catarina.

Durante todo o mês de junho, nas terças-feiras, o hotel está no clima de São João, com comidas típicas, quadrilha infantil e demais atrações no maior estilo quermesse para fazer a alegria dos visitantes de todas as idades. Já aos sábados a diversão fica por conta das comidas típicas, atrações da quermesse e claro o Arraiá Fest do Hotel Internacional Gravatal!

Leia mais: 6 benefícios de se tirar férias no inverno

Venha e traga a sua família para curtir o clima das Festas Juninas no Hotel Internacional Gravatal! Faça a sua reserva online.

Hotel Internacional Gravatal