Turismo Religioso em Santa Catarina: Para os movidos pela fé!

Turistas movidos pela fé

Turistas movidos pela fé em Santa Catarina

No mundo todo, os patrimônios religiosos atraem mais de 300 milhões de turistas por ano. O turismo religioso, que é um dos maiores segmentos do setor no País, continua sempre crescendo, e o Brasil oferece uma variedade ampla e única de atrações para todos os perfis de visitantes. Segundo o Ministério do Turismo, em 2014 mais de 17 milhões de brasileiros viajaram o País levados pela fé. E Santa Catarina não poderia ficar de fora, já que também é um forte destino religioso.

O estado conta com 22 santuários e uma centena de destinos de peregrinação católica envolvendo 70 municípios (e, de acordo com o Vaticano, o Brasil é o país com o maior número de católicos no mundo, correspondendo a 12% da população católica mundial – cerca de 137 milhões de pessoas, quase a população da Rússia!).

Nova Trento é a principal estrela e capital do turismo religioso do estado, que ficou mundialmente conhecida com a canonização de Santa Paulina, a primeira Santa do Brasil.

Nova Trento é a principal estrela e capital do turismo religioso do estado, que ficou mundialmente conhecida com a canonização de Santa Paulina, a primeira Santa do Brasil.

Considerado o santuário católico mais importante de Santa Catarina, o Santuário Santa Paulina preserva relíquias que fizeram parte da vida da Santa e da história da fundação da cidade, como o antigo engenho da família, o museu colonial e uma réplica do casebre onde a jovem Irmã Paulina cuidou de doentes. Mais de 40 mil pessoas visitam o santuário todos os meses, especialmente em datas comemorativas e religiosas, como a Festa Litúrgica de Santa Paulina, Corpus Christi, Finados, Páscoa e Natal.

santuaio

Santuário Santa Paulina (Imagem: Salete Silva / a12.com)

Para quem pretende embarcar nessa agradável jornada turística, o  Hotel Internacional, em Termas de Gravatal, preparou um Pacote Exclusivo que oferece a experiência a todos aqueles que desejam fazer pedidos e orações especiais, pagar promessas e ainda conhecer santuários, igrejas e locais de devoção. Além disso, quem quiser, ainda poderá comprar produtos religiosos e artesanais.

Tudo começa com uma caminhada pela área verde até a gruta do hotel (Santa Rita de Cássia). Na programação também estão inclusos um momento de relaxamento na piscina, hidroginástica, torneios esportivos e aquáticos, bailes com música ao vivo (todas as terças, quartas e sextas-feiras), e bingo recreativo com prêmios.

Quem desejar, ainda poderá escolher entre os opcionais do pacote, que incluem um passeio à Igreja de Santo Antônio de Termas, Gruta Nossa Senhora da Saúde do hotel e Igreja São Sebastião de Gravatal (localizadas em Gravatal e no bairro Termas). A última atração, por exemplo, foi construída em 1842 por açorianos oriundos da Colônia de Laguna e recebeu também a influência dos imigrantes italianos (a partir de 1880) e germânicos (a partir de 1910). Nela está o altar-mor, que é obra do artista e professor alemão Hugo Berndt.

igreja de sao sebastiao

Igreja São Sebastião de Gravatal (Imagem: Altemiro Olinto Cristo)

Outro opcional é o passeio a São Martinho e Vargem do Cedro, capital mundial das vocações, com visitação a igrejas e àsantuario Gruta de Santa Albertina, que abriga o túmulo da bem-aventurada Albertina Berkenbrock (1919-1931), beatificada pelo Vaticano em 2007. O local recebe romarias durante todo o ano, atraindo principalmente jovens.

Por fim, o passeio a Orleans garante esculturas em pedra viva do Zeca Diabo, com mais de 160 metros quadrados, e apresenta painéis que mostram desde a criação do homem até os últimos profetas do Antigo Testamento. No passeio também está inclusa a visita ao Museu ao Ar Livre de Orleans e à Matriz Santa Otília, uma obra que se destaca entre as principais igrejas do Estado – foi inicialmente construída em 1922 e por longo tempo ficou sem a torre, sendo concluída apenas em 24 de janeiro de 1960.santa optiliaParóquia de Santa Otília (autor desconhecido)

Dê o primeiro passo para embarcar nesse roteiro da fé!  Confira nossos pacotes (é só clicar aqui) e entrar em contato conosco.

*As imagens utilizadas neste post não são de autoria do Hotel Internacional Gravatal. Se alguma das imagens utilizadas for sua, por favor nos avise para que possamos dar os devidos créditos ou retirar da publicação.