COMO ORGANIZAR SEU CASAMENTO EM 4 TÓPICOS

Finalmente o dia do seu casamento foi marcado? Agora você descobriu que existe uma infinidade de coisas para fazer, não é? Para você que está se sentindo perdida, sem saber quais etapas seguir primeiro, nós elencamos aqui alguns pontos para a organização da sua festa que irão te ajudar a tornar o dia do seu casamento uma das melhores datas da sua vida.

“PLANEJAMENTO”: A PALAVRA DE ORDEM

O casamento é um grande sonho para uma boa parte das mulheres. Ele envolve, enfim, a criação de diversos castelos que foram sonhados durante muitos anos. O sonho da vida a dois, a festa, o vestido, as famílias reunidas, a valsa, os convidados e outros itens fazem parte desse grande plano. É importante notar que o sonho do grande dia pode ficar longe do planejado se não houver uma boa organização, que só começa quando há um planejamento. Planejar é a melhor forma para que você consiga ter o maior controle possível da sua festa e para que tudo saia o mais próximo possível do jeito que você sempre quis. Seguem abaixo quatro tópicos que deverão ser considerados na sua organização de casamento.

1 – Reserva financeira

Depois que o passo mais importante foi dado, a definição da data, o próximo passo que os noivos devem dar para a organização do casamento é analisar a reserva financeira que possuem. Nessa hora, muitos casais pedem auxílio para as famílias, afinal, já é tradição que os pais dos noivos ajudem a financiar o grande dia dos filhos.

Os noivos devem analisar qual a verba disponível para, a partir disso, fazerem os planos de como será a festa de casamento.

2 – Assessoria de Eventos

Uma boa dica para quem vai casar é contratar uma assessoria de eventos. É claro que, para alguns casais, por questões financeiras, esse serviço não é acessível. No entanto, para quem possui essa condição, a assessoria de eventos é um excelente

serviço para ajudar na organização do casamento dos sonhos. O assessor de eventos, conhecido também como promoter, vai ajudar desde a contratação dos serviços para a festa (como buffet, decoração, filmagem, som) até o dia da cerimônia, conduzindo a festa para que os noivos possam aproveitar o casamento mais intensamente e sem preocupações.

3 – Tipo de Cerimônia e Local da Festa

Um dos principais tópicos para a organização do casamento é definir qual tipo de cerimônia será realizada – civil, religiosa, mais íntima, mais abrangente, etc. Depois de tomada essa decisão, chega o momento da definição do local da festa, agendar a data no cartório, reservar a igreja, o salão de festas, etc.

Nesse tópico, os noivos devem ter bastante atenção, já que, dependendo do tipo de festa, haverá a necessidade de contratação de estruturas e aluguel de alguns itens, como mesas, cadeiras, louças, tecidos e objetos diferenciados que darão um ar de elegância para a sua festa de casamento.

4 – Definir os detalhes da festa

Para acertar nesse tópico, vale a pena a utilização de listas ou planilhas de controle. Existem diversos sites na internet que oferecem esse tipo de serviço. Alguns dos tópicos que devem conter nessa lista são:

– Definição do cardápio da festa;
– Convites dos padrinhos, demais convites, testemunhas, damas e pajens;
– Serviços audiovisuais, como fotógrafos, DJ, banda, músicos e cinegrafistas;
– Escolha das alianças;
– Vestimenta dos noivos;
– Lembrancinhas.

Realmente organizar um casamento não é uma tarefa simples, mas não se preocupe: com planejamento tudo sairá como você sempre sonhou! Esperamos que nossas dicas tenham ajudado a preparar essa data tão especial!