CASAMENTO AO AR LIVRE: CUIDADOS A SEREM TOMADOS

A beleza a céu aberto, o verde da grama e o colorido das flores, somados ao vento e ao sol, certamente inspiram muitos noivos a optarem por essa alternativa: o casamento ao ar livre. A leveza dos trajes, a luz natural para as fotografias, as músicas ao som de voz e violão são irresistíveis para quem é amante da simplicidade e do romantismo. Para que o casal explore bem todas essas vantagens, alguns cuidados devem ser tomados na preparação da cerimônia.

Uma das primeiras coisas a se considerar para um casamento ao ar livre é o clima. É importante que os noivos dediquem um tempo para pesquisar sobre a região e até mesmo conversar com noivos que casaram em época semelhante no último ano. Isso pode ajudar a acertar na escolha do dia e do lugar para a cerimônia. O clima não pode estar propenso a chuva, nem a frio ou a calor exacerbados. Se o sonho dos noivos é realmente uma cerimônia longe de paredes, vale a pena dedicar um esforço na busca do melhor dia, melhor horário e melhor local.

Normalmente, os noivos optam por estações quentes para casar, porque elas dão mais segurança do que as demais. Nesse caso, é aconselhado oferecer aos convidados bebidas frescas, como sucos e águas aromatizadas. Outra dica interessante é oferecer sombrinhas ou pequenos guarda-sóis (uma quantidade mínima, somente para pessoas mais sensíveis ao sol ou para mães com bebês de colo). Os noivos podem oferecer ainda leques e repelentes. Essas coisas valem a pena para que os convidados se sintam confortáveis durante a cerimônia.

Outro cuidado igualmente importante a se tomar é verificar antecipadamente o orçamento disponível para realizar o casamento. Somente quando há um levantamento financeiro o mais próximo possível do real, é que se pode organizar satisfatoriamente um evento matrimonial. É preciso saber o quanto se tem disponível para gastar e trabalhar o valor da melhor forma. Isso faz com que todo o investimento ocorra sem causar futuras dívidas e sem deixar de atender as expectativas do noivos.

Um terceiro ponto que exige atenção na organização de um casamento ao ar livre diz respeito aos trajes dos noivos e também dos convidados. Em relação aos noivos, é interessante que eles contem com roupas leves e sem muito brilho ou muito tecido. No caso das noivas, os vestidos minimalistas são tendência para esse tipo de casamento. É importante também que as noivas prestem atenção na escolha da maquiagem, ela também deve ser discreta. Maquiagens fortes tiram todo o ar da simplicidade e da leveza da cerimônia à luz do dia. Quanto aos trajes dos convidados, é indicado que também sejam discretos, leves e alegres.

Por fim, preparar os convites de forma a evidenciar o horário e o local do casamento também é um dos cuidados a serem tomados para organizar melhor o casamento ao ar livre, pois os convidados deverão prestar atenção a essa informação para não chegarem atrasados. A comida, dependendo do horário, também deve ser leve. Quanto à trilha sonora, parte importantíssima da celebração, o ideal é que ela trabalhe conferindo suavidade e romantismo a todo o mais. Canções apenas com voz e violão, ao vivo ou gravadas, são uma ótima opção!

Atentos à esses detalhes, agora é só escolher o local do casamento e começar a organizar o grande dia! Explore toda a beleza dos ambientes externos e conte com toda a magia que só a natureza tem a oferecer! O resultado será encantador!