A origem das festas de São João

Pular fogueira, tomar quentão, dançar quadrilha, soltar balão. Quando chega o mês de junho, a festa fica por conta de São João e o que não falta são atrações para todas as idades!

Uns chamam de Festa Junina, outros de Festa de São João. Mas você conhece a origem dessa comemoração pra lá de animada?

A origem foi na Europa como uma festa pagã, em comemoração à fertilidade da terra e às boas colheitas. Na Idade Média, a festa se tornou parte do calendário cristão e uma festa da Igreja Católica em homenagem aos três santos: Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho).

As comemorações foram trazidas pelos portugueses para o Brasil. Foi dessa tradição religiosa que surgiram os principais símbolos da festa junina, provenientes de várias culturas, além da valorização da vida no campo.

Atrações e comidas típicas

Barraquinhas enfeitadas, fogueiras, bandeirinhas e diversas brincadeiras fazem parte da programação das festas juninas. Crianças e adultos se divertem com as pescarias, jogos, leilões, bingos e danças.

E quando o assunto é dança, a mais conhecida é a quadrilha. A dança tem origem francesa, no século 17. Em pares, os dançarinos faziam uma sequência coreografada de movimentos alegres. O estilo chegou ao Brasil no século 19, trazido pelos nobres portugueses, e foi sendo adaptado até fazer sucesso nas festas juninas. Ao som de “Pula Fogueira” e “Capelinha de Melão”, com trajes caipiras, chapéus de palha, vestidos de chita e camisas xadrez, hoje é a grande atração das festas de São João. E o melhor: não tem idade para dançar quadrilha, o que importa é entrar no clima e se divertir.

Outro item que não pode faltar nas festas juninas é a tradicional fogueira. A fogueira já estava presente nas celebrações juninas feitas por pagãos, mas também ganhou uma explicação cristã: Santa Isabel (mãe de São João Batista) disse à Virgem Maria (mãe de Jesus) que quando São João nascesse acenderia uma fogueira para avisá-la. Maria viu as chamas de longe e foi visitar a criança recém-nascida. A fogueira virou tradição e é tema das principais músicas que tocam o evento. Quem nunca cantou, dançou ou já ouviu essa letra?

Pula a fogueira Iaiá

Pula a fogueira Ioiô

Cuidado para não se queimar

Olha que a fogueira já queimou o meu amor…

E o cardápio? Hmmmmm… é de dar agua na boca! Na lista das comidas típicas das festas de São João não pode faltar: cachorro-quente, pipoca, pé de moleque, pé de moça, paçoca, rapadura, suspiro, bolo de milho, arroz do doce, quentão, pinhão, cocada e canjica. Além das danças, a gastronomia também costuma ser uma das grandes atrações da festa.

Pamonha: doce ou salgada, com temperos diversos, queijo ou linguiça calabresa, a pamonha faz muito sucesso nas festas juninas. A receita é feita com um dos principais ingredientes utilizados para a criação de diversas comidas: o milho.

Pipoca: é um dos itens que faz a alegria de pessoas de todas as idades nas festas de São João e também pode ser servida doce ou salgada.

Maçã do Amor: é um doce típico romântico muito simples de fazer. Basta mergulhar a fruta na calda de açúcar. Além de saboroso, ajuda a deixar a decoração das festas pra lá de especial.

Arroz Doce: é um receita muito tradicional criada com arroz e leite. Para incrementar, pode ser acrescentado leite condensado, canela, cravo e raspas de limão.

Cocada: pode ser feita com coco ralado, ovos, leite de coco, rapadura e leite condensado. Para deixá-la diferente, muitos acrescentam polpa de frutas.

Pé de Moleque: amendoim e calda de açúcar. A combinação perfeita, não é mesmo?

Ficou com água na boca? Então chegou a hora de curtir o Viva São João no Hotel Internacional Gravatal! Isso mesmo! Para não ficar de fora das tradicionais celebrações do mês junino, o Hotel Internacional elaborou uma programação especial repleta de atrações juninas para todos as idades: danças, comidas típicas, brincadeiras e, é claro, a tradicional fogueira de São João!

Venha participar do nosso Arraiá, de 28 a 30 de junho! Faça a sua reserva!

 

Hotel Internacional Gravatal – Termas do Gravatal