Conheça a tradição dos cadeados do amor de casais apaixonados

A tradição de amarrar cadeados em pontes como símbolo de amor e compromisso tem ganhado popularidade em todo o mundo nos últimos anos.

Embora a prática seja mais comum em países europeus como França, Itália e Alemanha, ela também pode ser encontrada em outras partes do mundo, incluindo Ásia, América do Norte e do Sul.

As origens da tradição não são totalmente claras, mas acredita-se que ela tenha surgido na Itália no início dos anos 2000. Em uma das histórias mais populares, um casal colocou um cadeado na Ponte Milvio, em Roma, e jogou a chave no rio Tibre, como um símbolo de seu amor eterno.

A partir daí, outros casais seguiram o exemplo e a prática se espalhou por toda a cidade e, posteriormente, por todo o país. E é claro que acabou chegando também no Brasil.

Os cadeados são frequentemente personalizados com as iniciais dos nomes dos casais ou com mensagens de amor, e são fixados em pontes e outros locais públicos como uma forma de marcar o local onde o casal se comprometeu a permanecer juntos para sempre.

Embora a tradição tenha origens românticas, ela também tem um significado mais profundo. Amarrar o cadeado simboliza a união eterna dos casais, enquanto jogar a chave no rio representa a renúncia de outras opções e a dedicação exclusiva ao amor escolhido.

Além da história popular da Ponte Milvio, há muitas outras histórias associadas à tradição dos cadeados. Uma das mais famosas é a da Ponte das Artes em Paris, onde o peso dos muitos cadeados amarrados pelos casais apaixonados levou ao desabamento parcial da ponte em 2014.

No entanto, isso não impediu que a prática continuasse em outras pontes da cidade e em todo o mundo.

Na China, por exemplo, os casais colocam cadeados em árvores e postes de luz em vez de pontes. No Brasil, a tradição é mais comum em cidades turísticas como Rio de Janeiro e Gramado, onde os cadeados são frequentemente colocados em grades em pontes e fontes do amor.

Onde encontrar a tradição dos cadeados em pontes?

A tradição dos cadeados dos casais é vista como uma forma romântica e simbólica de expressar o amor e o compromisso entre duas pessoas. Alguns dos locais mais conhecidos onde essa tradição é praticada são:

– Ponte Milvio em Roma, na Itália.

– Ponte das Artes em Paris, na França.

– Ponte do Brooklyn em Nova York, nos Estados Unidos.

– Ponte Hohenzollern em Colônia, na Alemanha.

– Ponte Butchers em Praga, na República Tcheca.

Já no Brasil, os cadeados também vem ganhando força e enfeitam diversos lugares pelo país. Confira alguns:

Rio de Janeiro – RJ

No Rio de Janeiro, os cariocas se inspiraram em Paris para enfeitar uma ponte com cadeados românticos para simbolizar o amor entre o casal. Por lá, os cadeados são presos em uma pequena ponte na lagoa Rodrigo de Freitas, na altura do Jardim de Alah.

Brotas – SP

No Parque dos Saltos, um dos pontos turísticos mais populares de Brotas (SP), a ponte suspensa sobre o Rio Jacaré-Pepira se tornou um lugar de casais apaixonados que adicionam cadeados aos lados da ponte, simbolizando seu amor e compromisso.

Normalmente, os cadeados apresentam os nomes dos apaixonados gravados, e alguns casais jogam as chaves no rio para representar a perpetuidade do seu vínculo amoroso.

Gramado – RS

No Rio Grande do Sul os apaixonados costumam deixar seus cadeados na cidade de Gramado. A Fonte do Amor Eterno, situada em um dos pontos turísticos mais belos da cidade, atrai milhares de casais inspirada na famosa Fontana di Trevi da Itália.

Esta fonte é um símbolo de amor e é impossível não se encantar com seus diversos cadeados coloridos que a adornam, localizada entre a Igreja Matriz São Pedro e o Boulevard São Pedro. É um destino obrigatório para os apaixonados que visitam a cidade.

Nova Veneza – SC

Em Nova Veneza, no sul de Santa Catarina, a tradição dos cadeados do amor pode ser conferida na famosa Ponte Dei Morosi. A passarela repleta de cadeados de casais apaixonados também é usada por pedestres e ciclistas e relembra a primeira ponte construída na cidade, em 1936.

São Martinho – SC

Já na cidade de São Martinho a tradição foi iniciada há pouco tempo em um dos pontos turísticos da cidade, a Fluss Haus. Por lá, os cadeados podem ser deixados em uma grade na entrada do Bosque do Amor.

Gravatal – SC

Em Gravatal os casais apaixonados também podem contar com um lugar especial para eternizar o amor. A Ponte do Amor faz parte da estrutura do Hotel Internacional Gravatal.

Ficou com vontade de eternizar o seu amor em um cadeado e fazer parte também da tradição que vem ganhando os corações de muitos apaixonados pelo mundo afora?

Então venha curtir um fim de semana romântico no Hotel Internacional Gravatal, no sul de Santa Catarina. O hotel é um dos mais completos da região e promete uma experiência única aos apaixonados.

Viajar com o seu amor é uma oportunidade de criar memórias inesquecíveis e fortalecer ainda mais o relacionamento. Conheça nossas atividades e acomodações e faça agora mesmo a reserva para a sua viagem a dois!

Conheça todas as nossas atividades e acomodações e faça agora mesmo a sua reserva!

Hotel Internacional Gravatal