Embora as relações comerciais aconteçam na grande parte através da internet, o contato pessoal entre clientes, colaboradores e empresa faz toda a diferença quando se pretende estreitar ou simplesmente reafirmar as relações. Nesse sentido, os eventos corporativos são muito oportunos, pois apresentam benefícios à empresa que, de outra forma, seria difícil de alcançar. Algumas das vantagens desse tipo de evento são: estreita e fortalece relacionamentos, motiva e engaja os profissionais, permite o encontro de colegas que só se conheciam virtualmente, promove a marca, melhora a comunicação entre os envolvidos e outros mais.
Os eventos corporativos mais comuns são as reuniões, as comemorações, workshops, feiras e congressos. Antes de optar por uma dessas opções, você deve considerar o perfil da sua empresa e ter esclarecido o que pretende passar aos convidados. Por isso, ao traçar o planejamento de um evento corporativo para a sua empresa, você deve, primeiramente, preocupar-se com o público que deseja atingir, assim, as chances de seu evento ter sucesso aumentam, pois as pessoas envolvidas serão aquelas que terão interesse no seu negócio. Evite, portanto, convidar pessoas que não tenham o perfil da sua empresa e lembre-se: os convidados do seu evento são clientes ou parceiros em potencial.
Quando se trata de lançamentos de produto, um evento corporativo é mais do que indicado, é essencial! Opte por contratar equipes responsáveis pelas partes mais importantes do encontro, como decoração, cerimonial e buffet, para que você possa atender o seu público sem demais preocupações. A decoração, a propósito, é um item fundamental quando se trata de um lançamento. Cuide para que ela promova ainda mais a visibilidade do seu produto. Atente-se para o tamanho do local, para as cores do ambiente e para a climatização. Tudo o que deve ocorrer num evento corporativo de lançamento de produto é destacar o mesmo. Construa a apresentação do produto lançado de forma clara e precisa, tirando outras coisas que possam lhe tirar a atenção.
É importante também que você receba seus convidados da melhor forma possível, reservando um tempo para conversar com cada um deles; isso demonstra interesse e prazer pela presença deles. Outra forma de receber bem os seus convidados é oferecer uma alimentação no intervalo do evento. Nesse caso, o público, o estilo e o horário do evento determinarão o que servir. As opções variam entre café da manhã, caso o evento seja no primeiro horário do dia; coquetel, em caso do seu evento ser breve e com caráter menos informal; coffee-break, indicado para qualquer hora do dia, dependendo da duração do encontro. É possível oferecer também almoço ou janta, se o evento for mais formal e mais longo.
Os benefícios que os eventos corporativos promovem podem fazer com que a sua marca seja lembrada por mais tempo, por isso vale a pena investir nesse tipo de encontro. Organize-se com antecedência e trace os objetivos que deseja alcançar no seu negócio, depois agende o seu evento. Sem dúvida, ele fortalecerá as suas relações com clientes e colaboradores e, consequentemente, com o mercado.
Convencido de que vale a pena investir em um evento? Compartilhe conosco as suas experiências. Deixe aqui seu comentário!