No mundo todo, os patrimônios religiosos atraem mais de 300 milhões de turistas por ano. O turismo religioso, que é um dos maiores segmentos do setor no País, continua sempre crescendo, e o Brasil oferece uma variedade ampla e única de atrações para todos os perfis de visitantes. Segundo o Ministério do Turismo, em 2014 mais de 17 milhões de brasileiros viajaram o País levados pela fé. E Santa Catarina não poderia ficar de fora, já que também é um forte destino religioso.
O estado conta com 22 santuários e uma centena de destinos de peregrinação católica envolvendo 70 municípios (e, de acordo com o Vaticano, o Brasil é o país com o maior número de católicos no mundo, correspondendo a 12% da população católica mundial – cerca de 137 milhões de pessoas, quase a população da Rússia!).
Considerado o santuário católico mais importante de Santa Catarina, o Santuário Santa Paulina preserva relíquias que fizeram parte da vida da Santa e da história da fundação da cidade, como o antigo engenho da família, o museu colonial e uma réplica do casebre onde a jovem Irmã Paulina cuidou de doentes. Mais de 40 mil pessoas visitam o santuário todos os meses, especialmente em datas comemorativas e religiosas, como a Festa Litúrgica de Santa Paulina, Corpus Christi, Finados, Páscoa e Natal.
Santuário Santa Paulina (Imagem: Salete Silva / a12.com)
Para quem pretende embarcar nessa agradável jornada turística, o Hotel Internacional, em Termas de Gravatal, preparou um Pacote Exclusivo que oferece a experiência a todos aqueles que desejam fazer pedidos e orações especiais, pagar promessas e ainda conhecer santuários, igrejas e locais de devoção. Além disso, quem quiser, ainda poderá comprar produtos religiosos e artesanais.
Tudo começa com uma caminhada pela área verde até a gruta do hotel (Santa Rita de Cássia). Na programação também estão inclusos um momento de relaxamento na piscina, hidroginástica, torneios esportivos e aquáticos, bailes com música ao vivo (todas as terças, quartas e sextas-feiras), e bingo recreativo com prêmios.
Quem desejar, ainda poderá escolher entre os opcionais do pacote, que incluem um passeio à Igreja de Santo Antônio de Termas, Gruta Nossa Senhora da Saúde do hotel e Igreja São Sebastião de Gravatal (localizadas em Gravatal e no bairro Termas). A última atração, por exemplo, foi construída em 1842 por açorianos oriundos da Colônia de Laguna e recebeu também a influência dos imigrantes italianos (a partir de 1880) e germânicos (a partir de 1910). Nela está o altar-mor, que é obra do artista e professor alemão Hugo Berndt.
Igreja São Sebastião de Gravatal (Imagem: Altemiro Olinto Cristo)
Outro opcional é o passeio a São Martinho e Vargem do Cedro, capital mundial das vocações, com visitação a igrejas e à Gruta de Santa Albertina, que abriga o túmulo da bem-aventurada Albertina Berkenbrock (1919-1931), beatificada pelo Vaticano em 2007. O local recebe romarias durante todo o ano, atraindo principalmente jovens.
Por fim, o passeio a Orleans garante esculturas em pedra viva do Zeca Diabo, com mais de 160 metros quadrados, e apresenta painéis que mostram desde a criação do homem até os últimos profetas do Antigo Testamento. No passeio também está inclusa a visita ao Museu ao Ar Livre de Orleans e à Matriz Santa Otília, uma obra que se destaca entre as principais igrejas do Estado – foi inicialmente construída em 1922 e por longo tempo ficou sem a torre, sendo concluída apenas em 24 de janeiro de 1960.Paróquia de Santa Otília (autor desconhecido)
Dê o primeiro passo para embarcar nesse roteiro da fé! Confira nossos pacotes (é só clicar aqui) e entrar em contato conosco.