Gravatal – Uma viagem entre a serra e o mar

Viajar é tudo de bom, não é mesmo?

Nós também pensamos assim! Por isso, resolvemos montar uma sugestão de roteiro de viagem, partindo do Hotel Internacional Gravatal até a Serra Catarinense. Afinal, Gravatal está localizada em uma região privilegiada, muito próxima tanto da serra, quanto do mar, a não faltam atrações repletas de belezas naturais para visitar.

Selecionamos os principais pontos turísticos para você conhecer em um dia de passeio. Vamos juntos nessa viagem?

Partindo de Gravatal, sugerimos a primeira parada na cidade de Orleans, mais precisamente no Museu ao Ar Livre da cidade. No Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, a apresentação do acervo se dá num ambiente natural e ecológico, destacando o modo de vida de uma comunidade, em uma determinada época, residência, igreja, moinhos, galpões e indústrias artesanais. No local, o visitante tem a oportunidade de ver rodas d’água movidas à tração animal em perfeito funcionamento, moendo cana, mandioca e produzindo típicos produtos coloniais, do mesmo modo como era feito no final do século XIX. Alambique, olaria, serraria e cantina de vinho são outras atrações do lugar. Um passeio rico em cultura e história!

img

Foto: Divulgação/Museu ao Ar Livre.

E por falar em história, quem se interessa pelo assunto não pode deixar de conhecer a cidade de Urussanga. São apenas 20 minutos de carro, depois da visita ao museu em Orleans. Ambas as cidades integram os Roteiros Nacionais de Imigração do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). No centro da cidade, ao redor da Praça Anita Garibaldi, está o casario histórico do núcleo urbano de Urussanga. Destaque para a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, que foi construída entre 1939 e 1944, e recebeu do Vaticano uma réplica em mármore da escultura La Pietà, de Michelangelo.

img 2

Foto: Divulgação/Santur.

Se você preferir, pode passar o dia na cidade, conhecendo um pouco mais sobre a cultura local. Mas, se escolher seguir viagem, vamos em direção a Serra Catarinense. Ah, e não deixe de apreciar a paisagem durante o trajeto. Não é à toa que a região é chamada de “Encantos do Sul”.

A Serra do Rio do Rastro, conhecida também como Serra dos Doze, é um dos cartões postais do estado catarinense. Se você sair de Urussanga, levará em torno de 1 hora e 15 minutos até a serra. E a viagem é uma atração à parte. A paisagem, formada por florestas de araucárias, rios, cachoeiras, vales, campos de altitude e grandes cânions, vai impressionar você.

São cerca de 12 km de curvas sinuosas na estrada que liga a planície litorânea à região serrana, a uma altitude de 1.460 metros. A vista no mirante é espetacular, sendo possível, nos dias de céu claro, avistar o litoral a dezenas de quilômetros.

img 3

Foto: Divulgação/Santur.

O mirante também possui amplo estacionamento e infraestrutura com banheiros, locais com venda de comida e lembrancinhas. Ao chegar, é só apreciar a paisagem e registrar os belos momentos do passeio!

 

Gostou do nosso roteiro? Então faça a sua reserva e venha viver tudo isso em Santa Catarina!