Melhor idade com qualidade

“Envelhecer com saúde.” Quantas vezes você já ouviu ou até declamou esta frase? E o que você faz para realmente envelhecer com saúde?

De acordo com especialistas no assunto, um dos grandes segredos para manter-se saudável na terceira idade é a prática de atividade física regular. Então, se você está chegando ou já chegou na tão famosa melhor idade, deve ter atenção redobrada quanto a importância de fazer exercícios físicos.

O hábito de praticar atividades na terceira idade é de extrema importância para reduzir os danos causados pelo tempo, como enfraquecimento dos músculos, perda de equilíbrio, maior cansaço e perda do tônus muscular. E os benefícios são muitos, tanto para o corpo quanto para a mente.

 

Confira os principais benefícios do exercício físico na terceira idade:

  • Bem-estar psicológico e físico
  • Aumento da imunidade (prevenção de doenças cardíacas e vasculares)
  • Aumento do HDL (colesterol “bom”)
  • Diminuição da pressão arterial
  • Redução de gorduras
  • Fortalecimento dos músculos
  • Aumento da massa muscular e óssea

Se você ainda não pratica nenhum tipo de atividade física, não faltam motivos para começar hoje mesmo, não é verdade? Por isso, selecionamos algumas atividades que fazem muito bem para a saúde dos idosos. Confira:

 

– Caminhada

A caminhada é uma das atividades físicas mais comuns e muito importante para fortalecer os músculos e as articulações no geral. Além disso, uma caminhada de no mínimo 30 minutos, diariamente, combate problemas cardiovasculares e melhora a respiração. Não esqueça que é necessário caminhar com as costas e ombros eretos, usando sempre tênis confortáveis. Se for em meio à natureza, melhor ainda.

 

– Yoga

A prática de yoga é uma atividade cada vez mais recomendada para a melhor idade.  Além de proporcionar melhora na postura e flexibilidade corporal, ajudando também a tonificar e relaxar as articulações, os exercícios trazem benefícios também para a mente. Praticar yoga ajuda a reduzir os níveis de ansiedade e estresse, resultando numa maior capacidade de manter a concentração e no fortalecimento de todo o sistema cognitivo, inclusive da memória – que começa a falhar na terceira idade.

– Alongamento

O alongamento é fundamental para evitar atrofiamentos, melhora a flexibilidade e a circulação sanguínea. É importante lembrar, também, que todas as atividades físicas devem ser precedidas de alongamento, pois evita lesões.

 

– Dança

“Quem dança seus males espanta.” A frase é tão verdadeira que um simples rebolado pode mandar muita coisa ruim para bem longe e, em troca, trazer inúmeros benefícios. Dançar fortalece os músculos, melhora o equilíbrio e a agilidade, melhora a respiração e a circulação, ajuda a memória e diminui a ansiedade e o estresse. E vale tudo: tango, dança de salão, moderna, clássica. O que é importa é saúde, diversão e qualidade de vida.

 

– Hidroginástica

A hidroginástica traz benefícios como o fortalecimento dos músculos e a melhoria do sistema respiratório. Todos os músculos do corpo são exercitados, sendo favorecidos pela água que relaxa as articulações, aliviando dores, desenvolvendo resistência corporal, melhorando ainda o ritmo cardíaco e o funcionamento dos pulmões.

—–

Mês Fitness – Programação especial para o mês de abril no Hotel Internacional Gravatal

A programação do Hotel Internacional Gravatal para o mês de abril foi totalmente pensada para quem gosta de cuidar da saúde. Por isso, o mês foi eleito como o “Mês Fitness” e o que não faltam são atrações para todas as idades.

Caminhadas, passeios, aulas de ginástica, zumba e aeróbica, yoga e alongamento ao ar livre fazem parte da programação do “Mês Fitness” no hotel. Para garantir ainda mais diversão, os hóspedes poderão participar também de baile com brindes, bingo colonial e torneios de sinuca, bocha e canastra.

Além das atividades, a “Olimpíada da Melhor Idade” promete ser a grande atração. Esporte, diversão e saúde e um só lugar. Venha cuidar do corpo e da mente no Hotel Internacional Gravatal! Faça a sua reserva!

 

Hotel Internacional Gravatal – Termas do Gravatal