Brincadeira de criança é coisa séria

Brincar é parte essencial da infância. Além disso, as brincadeiras são uma forma de promover o desenvolvimento saudável dos pequenos. Sendo assim, é fundamental que os pais e responsáveis incentivem a prática de atividades físicas e encontrem maneiras de entreter os filhos para além dos aparelhos eletrônicos.

Com as aulas suspensas em todo o país por conta da pandemia causada pelo Coronavírus, a importância de envolver as crianças em brincadeiras e atividades ficou ainda mais evidente. Por isso, separamos uma lista de atividades pra lá de divertidas para brincar com as crianças dentro de casa ou mesmo ao ar livre, em áreas seguras. Confira:

 

Para brincar dentro de casa

– Amarelinha: a criança deve marcar a casa em que não poderá pisar jogando nela uma pedrinha. Pulando, ela atravessará o desenho feito no chão, desviando da casa marcada, e retornará, desta vez recolhendo a pedrinha. Primeiro é escolhida a casa com o número 1, depois o número 2 e assim por diante. Se a criança perder o equilíbrio ou pisar nas linhas, volta para o começo. Ganha quem marcar as dez casas primeiro. Você pode aproveitar qualquer espaço livre na sua casa, como uma garagem, por exemplo. Ou, então, praticar a atividade ao ar livre.

– Passa anel: uma criança fica com o anel entre as mãos enquanto as outras permanecem sentadas uma ao lado da outra e todas com as palmas das mãos unidas. A criança com o anel passa suas mãos pelas mãos dos amiguinhos e solta o anel nas mãos de um deles, sem que os outros notem. Quando acaba, pergunta para um dos participantes (que ela escolhe) com quem ele acha que está o anel. Se ele acertar, será o próximo a passar o anel; se errar, passará o anel quem o tiver recebido. Exerça essa atividade com as crianças da casa, para evitar contato externo.

– Stop: em conjunto, os participantes escolherão as categorias que farão parte do jogo e montarão uma tabela com todas elas. Em seguida, todos levantam uma das mãos com quantos dedos levantados desejar. Contam-se os dedos levantados e encontra-se a letra correspondente no alfabeto (o A é 1, B é 2, C é 3 e assim por diante). Esta será a letra da rodada, e todos deverão escrever palavras começando com ela em suas tabelas. Quando alguém acaba, grita STOP e todos devem parar de escrever. São reveladas as respostas categoria por categoria; palavras repetidas valem 5 pontos e palavras inéditas, 10. Vence quem tiver mais pontos na soma das rodadas.

– Dança das cadeiras: separe algumas cadeiras, de acordo com o número de pessoas, menos um. Em uma fila indiana, os participantes devem circular pelas cadeiras, com as mãos para trás e ao som de uma música. Quando a música parar, elas devem se sentar na cadeira mais próxima. Quem ficou de pé é eliminado e uma cadeira deve ser retirada. Vence quem sentar na única cadeira que restar.

 

Para brincar ao ar livre

– Esconde-esconde: uma criança fica com os olhos fechados contando até o número que a turma decidir enquanto todos os outros se escondem. Quando acaba a contagem, ela sai à procura dos amigos. Ao encontrar algum, deve encostar nele e voltar correndo para o lugar da contagem. Se conseguir chegar lá antes do amigo encontrado, ele é quem deverá contar e encontrar os amigos na próxima rodada; se o amigo chegar antes, a criança deve procurar outra pessoa escondida e tentar mais uma vez – ou duas, ou três, ou quantas forem necessárias.

– Caça ao tesouro: um adulto esconde um “tesouro” e elabora pistas que levarão os pequenos a encontrá-lo. As pistas devem ter a ver com o caminho que deverá ser feito até chegar a ele. Juntas, as crianças seguem as pistas e trocam ideias caso haja dúvidas. No final, encontram o tesouro e brincam ou lancham todas juntas.

– Bolinha de gude: cava-se um buraquinho no chão ou cria-se um “ninho” com um pouco de tecido – é a “poça”. Quem acerta a bolinha de gude dentro da poça ganha o direito de jogá-la contra as dos adversários. Se acertar, ele pode pegar a bolinha atingida para si. Se errar, passa a vez. O jogo acaba quando algum dos participantes ficar sem bolinhas.

– Cabo de guerra: divida as crianças em dois times. Cada um ficará de um lado do campo e segurando um lado da corda. Ao sinal, cada time puxa para o seu lado, com toda força. Ganha a equipe que ficar por pelo menos um minuto com a maior parte da corda.

 

Você sabia que muitas dessas brincadeiras fazem parte das atrações de recreação infantil no Hotel Internacional Gravatal?

 

Brincadeira de criança é coisa séria. Por isso, no Hotel Internacional Gravatal, os pequenos recebem um carinho e atenção especial da equipe de recreação. Muitas atividades e agenda diária recheada de brincadeiras, atividades lúdicas e jogos garantem muita diversão monitorada para as crianças.

Além disso, é possível aproveitar a área externa e colocar a criatividade em prática para se divertir ao ar livre. Já imaginou como pode ser divertido acompanhar os seus filhos em uma caça ao tesouro em meio à natureza? Incrível, não é mesmo?

Correr, pular, brincar. As brincadeiras e os exercícios praticados nas mais diversas atividades ajudam a criança a se desenvolver física e mentalmente e a viver de uma forma mais saudável.

 

Traga a família toda e venha se divertir e aproveitar as atividades que o Hotel Internacional Gravatal oferece! Faça a sua reserva online.

 

Hotel Internacional Gravatal  

De 24/12 a 27/12
Mínimo de 3 diárias
Diárias a partir de
Mascote Caco HIG

Indo embora
tão cedo?

Que tal você receber nossas
promoções em seu email?
Deixe seu contato e aproveite!