Saiba quais são as receitas ideais para os dias frios

Inverno é sinônimo de comida boa. Quando as temperaturas caem, as receitas quentes se tornam protagonistas das refeições. Massas, sopas, caldos, fondue, chocolate quente e muito mais receitas complementam a lista. É para deixar o corpo e coração quentinhos!

Confira quais são as dicas ideais para os dias frios:

 

Sopas

Como começar uma lista de receitas ideais para os dias frios sem citar a tradicional e velha sopa, não é mesmo? A sopa é quase unanimidade! Por ser uma proposta leve, quentinha e com sabores variados, ela é muito comum no inverno.

ANOTE A RECEITA: SOPA DE LENTILHA COM ESPECIARIAS

Ingredientes

150 gramas de lentilha

1 colher de sopa de azeite

1/2 cebola cortada em cubos

2 dentes de alho picados

1 colher de chá de açafrão

2 dentes de alho inteiros

1 cenoura média cortada em cubos

500ml de água

1 tomate médio cortado em cubos

Salsinha picada a gosto

Sal a gosto

Modo de preparo

Coloque a lentilha de molho em água por 12 horas. Em uma panela de pressão, refogue a cebola e o alho picado no azeite. Acrescente o açafrão e deixe fritar mais um pouco. Adicione os dois alhos inteiros, a lentilha, a cenoura e misture bem. Coloque a água, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos após pegar pressão. Deixe a pressão sair, abra a panela, adicione o tomate, a salsinha e misture. Confira se a lentilha está cozida e acerte o tempero com sal.

 

Caldos quentes

Os caldos quentes também são famosos no inverno. São saudáveis, nutritivos e contam com muitas cores e sabores no prato. Caldo verde, de abóbora com carne seca, de legumes, de feijão… as receitas são variadas e muito saborosas.

ANOTE A RECEITA: CALDO DE LEGUMES VERDES

Ingredientes

2 chuchus

1 abobrinha italiana

1/2 maço de brócolis japonês

Alho a gosto

Cebola a gosto

1 xícara de água

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

Azeite a gosto

Modo de preparo

Higienize o chuchu, a abobrinha e o brócolis e coloque-os na panela de pressão com casca. Adicione a cebola e o alho, acrescente a água e cozinhe na pressão por cerca de 10 minutos. Em seguida, bata tudo no liquidificador, até obter um caldo homogêneo. Retorne o caldo para a panela e tempere com sal, pimenta-do-reino e azeite.

 

Massas

Lasanha, pizza ou aquele macarrão com um molho caprichado também são uma boa pedida para os dias com as temperaturas mais baixas. Isso porque carboidrato e frio combinam bem. Mas não vale exagerar, ok? A alimentação deve ser balanceada em todas as estações do ano.

ANOTE A RECEITA: ESPAGUETE COM RAGU DE LINGUIÇA

Ingredientes

3 dentes de alho

1 colher (sopa) de azeite de oliva

500 g de tomate rasteiro sem pele (ou 2 latas de tomate pelado)

2 colheres (sopa) de extrato de tomate

3 Linguiças de pernil

½ xícara (chá) de vinho branco

1 colher (sopa) de açúcar

Sal a gosto

500g de espaguete

Queijo Parmesão Ralado

Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Pique os dentes de alho e refogue-os em uma frigideira, em fogo médio, com o azeite de oliva. Quando o alho começar a dourar, adicione os tomates. Baixe o fogo e deixe cozinhando durante 10 minutos. Enquanto isso, abra as Linguiças de Pernil, faça um corte no meio e retire toda a carne de dentro da película que as envolve. Desmanche com as mãos. Em uma frigideira bem quente, frite as linguiças até dourar. Misture a linguiça no molho. Na frigideira da linguiça, deglace com o vinho branco, retirando todos os queimadinhos do fundo. Coloque esses resíduos no molho. Para mascarar a acidez do tomate, adicione 1 colher de sopa de açúcar e tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhando até que os tomates se desmanchem, misturando de vez em quando para que não grude no fundo. Se o molho secar muito, basta adicionar um pouco de água. Cozinhe a massa, escorra e misture ao molho. Sirva com Queijo Parmesão Ralado.

 

Fondue

Inverno é época de fondue. Dá água na boca só de imaginar uma bela mesa montada com diversos petiscos para beliscar mergulhados em um fondue cremoso de queijo, ou em um tradicional fondue de chocolate. Em casa ou no restaurante, é sempre uma bela programação para a família, casais e amigos.

ANOTE A RECEITA: FONDUE DE CHOCOLATE COM FRUTAS

Ingredientes  

180g de chocolate ao leite picado

180g de chocolate meio amargo picado

1 e 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco

2 colheres (chá) de rum, licor de café ou licor de cacau

3 xícaras (chá) de frutas em cubos grandes (morango, banana, abacaxi, laranja, kiwi, uva, etc.)

Modo de preparo

Coloque os chocolates picados em uma tigela. Em uma panela, leve o creme de leite ao fogo baixo até levantar fervura. Retire, despeje sobre o chocolate e misture até dissolver por completo e ficar brilhante. Adicione o rum ou licor, mexa e transfira para um recipiente de fondue, mantendo o fogo baixo e mexendo de vez em quando. Sirva acompanhado das frutas.

 

Bebidas

Tem quem goste de uma cervejinha ou um chopp até no inverno. E gosto não se discute, não é mesmo? No entanto, entre as bebidas mais apreciadas no frio estão os vinhos, chás e o chocolate quente – simplesmente irresistível. E, independentemente da temperatura, não esqueça de tomar água! No inverno é muito comum que tomemos menos água durante o dia, o que pode ocasionar quadros de desidratação. Nesse caso, os chás são grandes aliados para manter uma boa hidratação durante esse período.

ANOTE A RECEITA: CHOCOLATE QUENTE

Ingredientes

2 xícaras (chá) de leite

1 colher (sopa) de amido de milho

3 colheres (sopa) de chocolate em pó

4 colheres (sopa) de açúcar

1 canela em pau

1 caixinha de creme de leite

Modo de preparo

Em um liquidificador, bata o leite, o amido de milho, o chocolate em pó e o açúcar. Despeje a mistura em uma panela com a canela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até ferver. Desligue, adicione o creme de leite e mexa bem até obter uma mistura homogênea. Retire a canela e sirva quente.

Leia mais: 10 receitas de sucos naturais para se hidratar

Hotel Internacional Gravatal