Descubra o mundo de forma responsável com o turismo sustentável

Viajar é uma das experiências mais enriquecedoras que podemos ter. Conhecer novos lugares, culturas, pessoas e comidas pode ser uma aventura incrível. Mas, por outro lado, também pode ter um impacto negativo significativo no meio ambiente e nas comunidades locais. Você já parou para pensar sobre isso?

A indústria do turismo é responsável por uma grande parcela das emissões de gases de efeito estufa, poluição do ar, desperdício de água e plástico, além de muitas outras formas de degradação ambiental.

Mas, felizmente, há maneiras de minimizar esses efeitos e fazer escolhas responsáveis durante a estadia em destinos turísticos.

A primeira coisa que podemos fazer para reduzir o impacto negativo de nossas viagens é escolher destinos mais sustentáveis.

Muitos lugares estão se esforçando para se tornar mais eco-friendly, adotando práticas como a conservação de recursos naturais, o uso de fontes de energia renovável e a redução de resíduos.

Ao escolher destinos que levam em conta o impacto ambiental e social, podemos ajudar a promover a sustentabilidade no turismo.

 

Turismo sustentável: o que é

O turismo sustentável é uma abordagem ao turismo que visa maximizar os benefícios sociais, culturais, econômicos e ambientais para as comunidades locais, enquanto minimiza os impactos negativos sobre o meio ambiente.

O turismo sustentável é baseado em princípios como a preservação dos recursos naturais e culturais, o respeito pelas tradições locais e a promoção do diálogo intercultural.

De modo geral, o turismo pode ter efeitos significativos sobre as comunidades e o meio ambiente. Se por um lado pode ajudar a impulsionar a economia local, por outro também pode levar à superlotação, à exploração de recursos naturais e culturais e à perda de identidade cultural.

Sendo assim, o turismo sustentável aborda esses problemas, ajudando a preservar o patrimônio natural e cultural das comunidades e a garantir que o turismo beneficie a comunidade local, bem como os turistas.

Para alcançar o turismo sustentável, as empresas e os governos precisam adotar práticas de gestão sustentável. Isso inclui a utilização de fontes de energia renováveis, a gestão eficiente do uso de recursos naturais, o desenvolvimento de programas de reciclagem e a redução de resíduos.

Também é necessário trabalhar em conjunto com as comunidades locais para garantir que o turismo seja gerenciado de forma responsável e sustentável.

 

Como contribuir com um turismo mais sustentável?

Os turistas também podem desempenhar um papel importante no turismo sustentável apoiando empresas e atrações que adotam práticas sustentáveis e minimizam os impactos negativos sobre o meio ambiente e a comunidade local.

Confira algumas práticas que podemos adotar para minimizar o impacto negativo durante nossas viagens:

 

Use transporte público ou bicicleta

Evite alugar um carro sempre que possível. Opte por andar de bicicleta, caminhar ou usar transporte público. Além de reduzir a poluição do ar, você também pode conhecer melhor o destino dessa forma.

As paisagens catarinenses certamente são um belo convite para uma pedalada em meio à natureza. Já pensou em aliar o ciclismo ao seu período de férias?

 

Evite o desperdício

Traga sua própria garrafa de água reutilizável e evite comprar garrafas plásticas descartáveis. Recuse sacolas plásticas e use sacolas reutilizáveis.

Ao trazer sua própria garrafa de água reutilizável, você evita o uso de garrafas plásticas descartáveis, reduzindo a quantidade de plástico que acaba nos oceanos e em aterros sanitários.

Além disso, o uso de garrafas reutilizáveis é uma alternativa mais econômica a longo prazo, já que você não precisa comprar várias garrafas descartáveis ao longo do dia ou da semana.

Da mesma forma, usar sacolas reutilizáveis em vez de sacolas plásticas também ajuda a reduzir a quantidade de plástico que usamos no nosso dia a dia.

As sacolas reutilizáveis são mais duráveis e resistentes do que as sacolas plásticas descartáveis, o que significa que podem ser usadas várias vezes antes de precisarem ser substituídas.

 

Coma local

Comer localmente é uma ótima maneira de apoiar a economia local e reduzir as emissões de carbono. Além disso, você pode experimentar novos sabores e pratos tradicionais.

Uma boa alternativa é verificar se o local tem uma horta orgânica para consumo de alimentos frescos e saudáveis para os turistas, sem o uso de produtos químicos ou pesticidas, o que ajuda a reduzir os resíduos e o impacto ambiental, já que não há o uso de pesticidas ou fertilizantes químicos que possam contaminar o solo ou a água.

 

Preserve a natureza

Respeite a vida selvagem e os ecossistemas locais. Não alimente os animais, não jogue lixo na natureza e siga trilhas marcadas.

 

Economize energia

Desligue as luzes e o ar-condicionado quando não estiver no quarto. Use menos água sempre que possível.

 

Compre consciente

Apoie pequenos empresários e artesãos locais comprando lembranças autênticas e feitas à mão. Evite comprar produtos feitos com materiais insustentáveis ou provenientes de espécies ameaçadas de extinção.

Ao adotar essas práticas sustentáveis, podemos minimizar o impacto negativo de nossas viagens e ajudar a preservar os destinos turísticos para as futuras gerações. Lembre-se, cada escolha que fazemos tem um impacto.

Se todos nós tomarmos medidas para viajar de forma mais responsável e sustentável, podemos fazer uma grande diferença. Então, na sua próxima viagem, faça a diferença e deixe o destino melhor do que o encontrou!

Localizado no sul de Santa Catarina, na cidade de Gravatal, o Hotel Internacional Gravatal é um exemplo de empreendimento turístico que tem adotado soluções sustentáveis em prol do meio ambiente.

Uma das iniciativas é a horta orgânica, que produz alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos para os visitantes.

Além disso, o local abriga a maior reserva verde da região, que objetiva preservar a vida selvagem local e garantir a biodiversidade da região.

O uso adequado das águas termais provenientes da natureza também é uma preocupação constante, e os visitantes podem desfrutar das piscinas termais em um ambiente natural e preservado.

O contato com a natureza é uma das principais atrações do HIG, e animais selvagens como o mascote Caco, o macaco, também visitam o local, proporcionando uma experiência única e inesquecível para os turistas.

Tudo isso faz do HIG um destino turístico sustentável, que preza pela preservação do meio ambiente e oferece uma experiência única e consciente para os visitantes.

Além disso, essas iniciativas demonstram que é possível conciliar desenvolvimento econômico e sustentabilidade, contribuindo para um futuro mais equilibrado e saudável para o planeta.

Se você se preocupa com um turismo mais sustentável, venha para o Hotel Internacional Gravatal! Faça sua reserva clicando aqui.

Hotel Internacional Gravatal