BLOG

Pode nadar depois de comer? Mitos e verdades relacionados à piscina

>
>
Pode nadar depois de comer? Mitos e verdades relacionados à piscina
Menina de óculos e roupa de banho comendo melancia na beirada da piscina, em dúvida se deve nadar em seguida.

“Não pode nadar depois de comer.” Certamente você já ouviu dos seus pais ou avós que é perigoso entrar na piscina logo após as refeições. Trata-se de uma crença muito antiga, passada de gerações em gerações. Ainda hoje muitas pessoas evitam entrar na água de barriga cheia. Mas, você sabe se é mesmo verdade ou apenas um mito?

O que a crença defende é que entrar na água logo após uma refeição pode causar cãibras severas, aumentando as chances de um afogamento devido à dor paralisante do músculo. Além disso, segundo a crença, não esperar no mínimo 40 minutos para entrar na piscina após qualquer refeição pode prejudicar o processo digestivo.

A verdade é que o simples fato de entrar na água depois de comer não faz mal e não há provas médicas que comprovem esse mito. No entanto, existem sim alguns cuidados que precisam ser tomados para evitar que algo estrague a diversão.

Um banho de piscina após qualquer refeição não faz necessariamente mal à saúde se o banhista for somente relaxar na água. Já o esforço físico dentro da piscina, sobretudo de alta intensidade, é que deve ser evitado.

O exercício físico faz com que a circulação sanguínea seja mais intensa nos músculos, por isso não é recomendado para uma boa digestão. Vale lembrar, ainda, que essa recomendação não se aplica somente às atividades aquáticas, mas sim a qualquer tipo de atividade física.

Resumindo tudo, pode sim entrar na piscina e aproveitar um banho refrescante e relaxante. O que precisa ser evitado é fazer grande esforço físico, como a prática da natação, por exemplo.

Além do mito que entrar na água depois de comer faz mal, existem outros mitos envolvendo banhos de piscina. Confira os mais comuns:

 

– É perigoso nadar durante uma tempestade

A água é condutora de eletricidade. Além disso, os componentes químicos que são usados para o tratamento da água, principalmente o cloro, potencializam esse índice de condução de energia elétrica. Dessa forma, podem aumentar o efeito de uma eventual descarga de energia.

Isso não quer dizer que a piscina atraia raios, uma vez que eles são atraídos por qualquer alvo que representa a menor distância entre o céu e o solo.

Portanto, dizer que é perigoso nadar durante uma tempestade não é mito. Sim, é perigoso entrar na piscina durante uma chuva com raios e trovões.

 

– Mergulhar na piscina com cloro deixa o cabelo verde

Esse é um dos mitos mais temidos pelas mulheres, principalmente as donas de um cabelo loiro. Muita gente acredita que o cloro é responsável pelo dano à cor dos cabelos.

No entanto, a culpa do cabelo verde não é do cloro, e sim de metais, como o cobre. O cobre costuma ser adicionado à água através de produtos para o controle de algas.

E por mais que o produto possa interferir na cor e deixar os fios esverdeados, o problema pode facilmente ser resolvido com o uso de shampoos. Portanto, não há razões para não aproveitar a delícia que é um banho de piscina, principalmente no verão, não é mesmo?

 

– Água clara significa água saudável

Nem sempre. A aparência da piscina não significa que ela está segura para banho. É fundamental testar a água com frequência e ficar atento aos níveis de cloro e no pH.

Os mitos que envolvem água e banho de piscina são vários. Você conhece algum que não foi citado aqui? Vamos desvendar juntos?

O que é unanimidade é que um mergulho em uma piscina é uma das programações mais relaxantes e divertidas. E pode ficar ainda melhor. Você sabe como? Quando a piscina é abastecida com água termal!

As piscinas de águas termais são um verdadeiro convite da natureza para um mergulho. A temperatura da água é sempre quentinha, em todas as estações do ano. Ou seja, nem mesmo o frio impede a diversão na água.

No Hotel Internacional Gravatal, localizado no sul da Santa Catarina, todas as piscinas – internas e ao ar livre – são abastecidas com água termal; e tratadas de maneira rigorosa para garantir a segurança de todos os banhistas.

E para deixar o momento de lazer na água ainda mais gostoso e especial, o hotel também distribui petiscos na beira da piscina.

 

Leia mais: Benefícios do banho com água termal.

 

Que tal programar um fim de semana especial ou as tão sonhadas férias para curtir as piscinas do HIG? Venha conhecer a nossa estrutura completa de hospedagem e lazer para toda a família!

Será um prazer receber você!

Hotel Internacional Gravatal

COMPARTILHE