Viagens locais para explorar os tesouros de Santa Catarina

Criar roteiros turísticos para explorar as belezas naturais e culturais do próprio estado é uma prática cada vez mais importante para aqueles que amam viajar. Em Santa Catarina, essa é uma experiência imperdível, uma vez que o estado é repleto de atrações turísticas incríveis que merecem ser descobertas e apreciadas.

Com uma grande variedade de praias, serras, cidades históricas e parques naturais, Santa Catarina oferece aos visitantes uma oportunidade única de experimentar a diversidade cultural e natural do estado. Além disso, explorar o turismo local é uma ótima maneira de ajudar a impulsionar a economia do lugar, apoiando pequenos negócios e comunidades.

Uma das principais atrações turísticas de Santa Catarina são suas praias, que se estendem por centenas de quilômetros de costa. Cada praia tem sua própria personalidade e oferece uma experiência única, desde as praias mais badaladas até as praias mais tranquilas.

Além das praias, Santa Catarina também é conhecida por suas belas montanhas, como a Serra do Rio do Rastro e a Serra do Corvo Branco, que oferecem vistas panorâmicas deslumbrantes e uma variedade de atividades ao ar livre, como caminhadas, ciclismo e escalada.

Para aqueles interessados em história e cultura, cidades como São Francisco do Sul, Laguna e Blumenau oferecem uma experiência única de patrimônio cultural e arquitetônico, com construções coloniais, festivais e museus.

Não poderíamos deixar de citar, também, os parques naturais em Santa Catarina que são verdadeiros tesouros naturais, como o Parque Nacional da Serra Geral, o Parque Estadual do Rio Vermelho e a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, que protegem a biodiversidade do estado e oferecem uma oportunidade para os visitantes apreciarem a natureza.

E claro, não poderíamos deixar de mencionar as águas termais da cidade de Gravatal, reconhecidas como a terceira melhor água termal do mundo, e que trazem inúmeros benefícios para a saúde física e mental das pessoas.

Explorar o turismo local em Santa Catarina é uma maneira emocionante de descobrir as belezas naturais e culturais do estado, ajudar a impulsionar a economia local e criar memórias incríveis. Com uma variedade de atrações turísticas únicas, Santa Catarina é um destino de viagem imperdível para quem ama descobrir novas experiências.

 

Confira os roteiros turísticos de Santa Catarina 

Caminhos da Encosta da Serra Catarinense

Os Caminhos da Encosta da Serra Catarinense são uma rota turística que percorre diversas cidades e atrativos naturais do sul de Santa Catarina. Essa região é conhecida por suas paisagens de montanhas, rios, cachoeiras e cânions, além de sua rica história e cultura.

A rota começa em Florianópolis e segue pela BR-282 até a cidade de Lages, onde começa a encosta da Serra Catarinense. A partir daí, os visitantes podem escolher diversas opções de roteiros.

Uma das opções é seguir pela Rota das Araucárias, que passa por cidades como São Joaquim e Bom Jardim da Serra, conhecidas pela produção de maçãs e vinhos, e pelos campos de araucárias, árvores típicas da região que chegam a atingir até 30 metros de altura.

Outra opção é seguir pela Rota dos Cânions, que passa por atrativos como o Parque Nacional de São Joaquim, o Cânion das Laranjeiras e o Cânion do Funil, que chega a ter mais de 20 km de extensão. Nessa região, os visitantes podem fazer trilhas, acampar, praticar rapel e contemplar as paisagens deslumbrantes.

 

Costa Verde & Mar

A Costa Verde & Mar é uma rota turística localizada no litoral de Santa Catarina, área conhecida por suas praias paradisíacas, natureza exuberante e rica cultura.

A rota começa na cidade de Itajaí e segue ao longo da costa, passando por Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo, Bombinhas, Tijucas e outras cidades costeiras.

Para curtir a Costa Verde & Mar, é possível aproveitar as praias e atividades aquáticas da região, como surf, stand up paddle, mergulho e passeios de barco. Em Bombinhas, por exemplo, os visitantes podem visitar a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, que é um santuário para diversas espécies de animais marinhos, além de cachoeiras refrescantes e encantadoras.

 

Encantos do Sul

A região Encantos do Sul, por sua vez, é uma região turística de Santa Catarina, localizada no sul do estado, que abrange diversas cidades e atrativos naturais, históricos e culturais. A região é marcada por suas belezas naturais, como praias, montanhas e parques, além de sua rica história e cultura.

A região começa na cidade de Tubarão e segue ao longo da costa, passando por cidades como Laguna, Imbituba e Garopaba, além de outras cidades do interior, como Urussanga, Orleans e Criciúma.

Entre as principais atrações da região, destacam-se suas belas praias, que oferecem excelentes opções para o turismo de lazer. A Praia do Rosa, em Imbituba, é uma das mais conhecidas da região, com suas águas cristalinas e natureza preservada.

Outra opção são as diversas trilhas e parques da região, como o Parque Nacional da Serra do Tabuleiro e a Trilha do Farol de Santa Marta, que oferecem opções para quem busca atividades ao ar livre e contato com a natureza.

 

Serra Catarinense

Uma das regiões mais belas e atraentes do estado de Santa Catarina é a Serra Catarinense. Situada no planalto serrano, a região oferece paisagens naturais de tirar o fôlego, com montanhas, cânions, cachoeiras e lagos.

A região é composta por diversas cidades, incluindo Lages, São Joaquim, Urubici, Bom Jardim da Serra e Urupema, todas rodeadas por belas paisagens naturais. A Serra Catarinense é especialmente conhecida pelas suas baixas temperaturas no inverno, podendo chegar a temperaturas negativas e até neve em algumas localidades.

Os principais atrativos da região são as paisagens naturais, como o Morro da Igreja, o ponto mais alto habitado do Sul do Brasil, o Parque Nacional de São Joaquim e a Serra do Rio do Rastro, que oferece uma das vistas panorâmicas mais impressionantes do estado.

E se você está procurando por um ponto de partida para os principais pontos turísticos do estado, não deixe de visitar o HIG. Localizado em Gravatal, uma cidade pequena, com pouco mais de 11 mil habitantes.

Com as características de um lugar do interior, a cidade se destaca no turismo oferecendo diversas atrações aos visitantes, como as famosas águas termais, trilhas, opções gastronômicas e muito mais! Faça sua reserva e venha nos conhecer!

Hotel Internacional Gravatal