BLOG

Viajar sozinho também pode ser divertido

>
>
Viajar sozinho também pode ser divertido
Viajar sozinho

Conciliar as agendas de férias com amigos e familiares nem sempre é fácil. E você se pega planejando uma viagem sozinho! Pode parecer desesperador viajar sem companhia, mas pode ser uma experiência única, com muito autoconhecimento e aprendizados. Você já parou para pensar nisso?

Viajar sozinho é sinônimo de independência e liberdade. Afinal, você faz tudo no seu tempo. Pode dedicar o tempo que quiser nas atrações que mais gostou, fazer um passeio inusitado e até mesmo fazer novas amizades.

Se você está pensando em se aventurar em carreira solo, nós separamos algumas dicas para te ajudar a planejar uma viagem perfeita pra você desfrutar da sua própria companhia com tranquilidade. Confira:

 

Segurança em primeiro lugar

Talvez esta seja uma das maiores preocupações de quem vai viajar sozinho pela primeira vez. Como estamos sem ninguém do lado, é importante redobrar alguns cuidados na hora de viajar:

1. Tenha cópias dos seus documentos de viagem

Passaporte, visto, CNH, Permissão Internacional de Direção (PID), passagens, reservas de hotel, tenha sempre uma cópia de tudo. Vale mandar tudo para o seu e-mail, assim você pode acessar de qualquer lugar, se necessário. Mas também vale imprimir e levar junto na bagagem. Esteja pronto para qualquer situação.


2 . Avise amigos e familiares sobre seu destino

Compartilhe o roteiro que planeja fazer, as cidades e locais que pretende visitar e mantenha-os sempre informados durante a viagem. Assim, eles poderão saber que sua viagem segue em segurança e também é um ótimo jeito de você compartilhar sua viagem com quem você mais gosta.


3. Fique por dentro das dicas locais

Ao chegar no destino, procure a recepção do seu hotel ou pousada para pegar algumas dicas sobre horários, locais mais e menos movimentados, espaços seguros e quais locais evitar em determinado horário. Todo lugar tem suas características próprias de funcionamento. Ficar por dentro vai fazer você se sentir mais à vontade, mais seguro e menos perdido no local que acabou de chegar.

 

Escolhendo o destino certo

Lembre-se que você estará sozinho, portanto, a escolha certa do seu destino pode fazer toda a diferença na sua viagem solo. Embora cada um tenha um objetivo próprio, seja descansar, badalar, se aventurar ou até mesmo se desconectar de tudo, um local que possa oferecer boas experiências para fazer sozinho pode deixar sua viagem ainda mais incrível.

 

1. Defina um objetivo pessoal para a sua viagem

Este será o seu ponto de partida antes de bater o martelo sobre o seu destino. Faça uma autoanálise sobre seu momento de vida, imagine como você deseja voltar da viagem. Cheio de histórias pra contar ou descansado e relaxado? Analise também suas preferências, tais como nível de conforto, privacidade, custos e estrutura. Estes pontos vão definir o tipo de viagem que você vai escolher.

 

2. Defina o destino da sua viagem

Definido o local da sua viagem, comece a pesquisa sobre os pontos que deseja visitar. Faça uma lista sobre todas as atrações que deseja conhecer e separe pelos dias da sua viagem. Faça uma lista de prioridades e coloque os mais importantes no início da sua programação. Escolha um local para se hospedar que seja em bairros de fácil acesso e bem localizados, com comércio e serviços.

 

3. A melhor hospedagem

Escolha o tipo de hospedagem que mais se encaixa no seu perfil. Muitas cidades oferecem hospedagens bem descoladas e movimentadas como os hostels. São locais indicados para quem gosta de fazer amizades, conversar e dividir experiências. Apesar da pouca privacidade, pode ser uma boa alternativa pra quem prefere economizar na hora de dormir. Já outros não abrem mão do conforto e um bom hotel com quarto e banheiro privativo são itens importantes. Por isso aquela autoanálise lá do começo faz diferença na hora de definir quem é você viajando.

 

4. Um Hotel como seu destino principal

Nem sempre sua viagem pode envolver uma grande cidade com vários pontos turísticos e locais para visitar. Muitas vezes um bom hotel ou resort pode ser seu destino final e vai fazer você voltar revigorado dos seus dias de descanso. Existem hotéis em meio a natureza que proporcionam momentos incríveis para recarregar as energias. São ótimas oportunidades de acordar sem precisar arrumar a cama, tomar aquele café da manhã gostoso de hotel e passar o dia na beira da piscina, praia ou fazendo uma boa massagem no spa. O importante é aproveitar ao máximo!

 

Uma jornada de independência e autonomia

A ideia de viajar sozinho pode parecer estranha no começo. Mas saiba que é uma grande oportunidade de conhecer um pouco mais sobre você. Muitas vezes estamos tão rodeado de pessoas, círculos familiares, ambiente de trabalho e vida social que às vezes esquecemos de olhar pra nós. Quando você se vê como uma boa companhia para si mesmo, explorar lugares diferentes passa a ser uma grande experiência. Não tenha medo e se jogue nessa jornada:


1. Não sinta vergonha por estar sozinho

O número de pessoas que viajam sozinhas é maior do que você pensa. Ninguém vai estranhar o fato de você estar sozinho. Não tenha vergonha de pedir informação e conversar com locais. Será uma ótima experiência para conhecer ainda mais o local que está visitando. Peça dicas e conte um pouco sobre o local de onde você vem. Eles adoram saber de onde vêm seus visitantes.


2. Tudo no seu tempo

Uma das melhores partes de viajar sozinho é ter o seu próprio tempo para sua programação. Poderá ficar mais tempo nos locais que mais gostou, abortar a visita a um local que teve dicas ruins, enfim, tudo pode acontecer. Além disso, cada um tem seu tempo para comer, ir ao banheiro, descansar. Conciliar este ritmo com um companheiro de viagem nem sempre é fácil. Aproveite que está sozinho e viaje no seu tempo e sem pressa.

 

3. Registre e divirta-se com isso!

Você pode até não ser um blogueiro ou digital influencer, mas não deixe de fazer bons registros da sua viagem, nem que seja para deixar guardado no seu celular. Faça vídeos relatando as situações mais inusitadas que encontrou, sua opinião sobre os locais que está visitando. Compartilhe com seus amigos e familiares. Eles vão adorar saber como está sendo sua viagem e você poderá se distrair contando sobre sua experiência para as outras pessoas. Depois de algum tempo, ter contato com essas memórias é a parte gostosa das lembranças de uma experiência incrível e cheia de coragem!

 

Agora que você já está pronto para a sua primeira viagem sozinho, hora de fazer as reservas e as malas! Que tal escolher o Hotel Internacional Gravatal como destino?

Conheça as nossas comodidades e atrações aqui.

Hotel Internacional Gravatal

COMPARTILHE