Venha pra Santa Catarina conhecer a Rota dos Cânions

O Caminho dos Cânions é uma região turística catarinense, localizada no extremo sul do estado, na divisa com o Rio Grande do Sul. A região é famosa por abrigar uma parte do Parque Nacional de Aparados da Serra e da Serra Geral, considerada um paraíso para os amantes do ecoturismo. 

O parque é uma unidade de conservação, criado em 1959, e possui área estimada de 10.250 hectares. O acesso é pela Rodovia SC450, no município de Praia Grande. Se você está hospedado no Hotel Internacional Gravatal, é só seguir em direção a Tubarão e acessar a BR-101, sentido sul. 

O Parque de Aparados da Serra é formado por Mata Atlântica e Floresta de Araucária, campos e penhascos, que são moradas de papagaios-de-peito-roxo, jaguatirica, guaxinim e leão-baio.  

Você já parou para pensar em como o passeio pela Rota dos Cânions pode ser surpreendente 

 

São 36 cânions na região, sendo que apenas nove são localizados dentro dos parques. Destes, 25 possuem nomes e alguns chegam a ter sete quilômetros de extensão e uma profundidade de até 900 metros. 

As paisagens são impressionantes e já serviram, inclusive, como cenário de novela. Além de apreciar a beleza e as características únicas do lugar, a rota oferece diversas atrações, como trilhas, cavalgadas e esportes de aventura 

O maior atrativo do parque é o Cânion Itaimbezinho. Suas medidas surpreendem: são 5,8 km de extensão, profundidade que chega a 700 metros e 600 metros de largura, formando paredões e fendas que estão entre as maiores da América Latina. Além disso, tem as paredes rochosas ornadas pelo verde exuberante da Mata Atlântica. 

É possível conhecer o cânion de perto através de três trilhas. Duas partem da parte alta, onde fica a sede do parque: Trilha do Vértice (1,5km) e a Trilha do Cotovelo (6 km). Os trajetos podem ser percorridos a pé ou de bicicleta e não necessitam de guia. Já a Trilha do Rio do Boi (8km) segue pelo interior do cânion, é feita a pé, precisa ser agendada e acompanhada por guia.  

Confira mais detalhes sobre as trilhas: 

 Vértice: Com 1,5km de extensão, tem percurso cheio de mirantes, passarelas e placas, sem aclives ou declives acentuados, sendo bastante fácil. O primeiro mirante descortina a Cascata das Andorinhas, com queda de 300m. No segundo mirante, a atração é a cachoeira Véu da Noiva, com 500m. O terceiro mirante apresenta 30% do Itaimbezinho, sendo possível ver também as duas cascatas. 

Cotovelo: São 6km vencidos em cerca de três horas (ida e volta). A maior parte da trilha é feita em uma antiga estrada do parque e o restante, pela borda do cânion. Do mirante, aprecia-se a imagem clássica dos paredões do Itaimbezinho, com o caminho do Rio do Boi no meio. Também dá para ver de perto as duas cascatas, além de uma terceira, chamada Seu Marçal. 

Rio do Boi: É a mais longa e também a mais difícil do Parque Nacional, sendo uma verdadeira expedição pelo interior do cânion.  O acesso é por Praia Grande, em Santa Catarina, e só é possível fazê-la com agendamento e acompanhamento de um guia. São 8km de trilhas (ida e volta) em meio a pedras e água do rio, vencidos em cerca de seis horas. Com direito a banho nas piscinas do Rio do Boi. 

Que tal programar um passeio diferente enquanto se hospeda no Hotel Internacional Gravatal? Se você curte a natureza e os mais variados cenários que ela oferece, então venha pra Santa Catarina conhecer a Rota dos Cânions. 

 

Faça a sua reserva no Hotel Internacional Gravatal!

Hotel Internacional Gravatal