O mapa do turismo do estado lindo por natureza: Santa Catarina

Elaborar o mapa do turismo de Santa Catarina é tarefa fácil, afinal não faltam opções turísticas para todos os gostos. Hoje vamos reunir alguns dos roteiros que já abordamos aqui, mas de forma resumida. Vamos juntos em mais um passeio?

Pegue papel e caneta e anote as suas atrações preferidas e que não poderão ficar de fora da sua próxima visita ao estado:

 

Praias

Santa Catarina é um estado privilegiado quando o assunto é praia. Partindo de Gravatal, as praias mais próximas ficam em Laguna e Jaguaruna. Em Laguna, a praia do Mar Grosso é a mais movimentada, com restaurantes variados. É na mesma cidade que fica o Farol de Santa Marta. O acesso é por balsa ou por terra, passando por Jaguaruna.

No caminho, depois de Laguna, estão Imbituba e Garopaba. Em Imbituba, as praias do Rosa e da Villa são as mais procuradas. Já em Garopaba, a praia que fica bem no centro do município é a mais urbanizada e que oferece maior infraestrutura. E a Praia do Silveira é considerada a melhor para a prática do surfe no Brasil e a quinta do mundo.

Entre as praias mais bonitas de Santa Catarina está a Guarda do Embaú, localizada no município de Palhoça.

 

Cachoeiras

Para fugir do movimento das praias mais badaladas, a dica é se refrescar nas cachoeiras da região de Gravatal.

O Salto do Rio Capivara, em São Martinho, conta com uma grande cascata de água limpa e uma paisagem relaxante, com muito verde. O restaurante do salto oferece almoço diariamente.

E por falar em cachoeiras, não há como não citar a Cascata do Avencal, localizada em Urubici, na serra catarinense. A cachoeira tem 100 metros de altura e é de fácil acesso. Apreciar o cenário é realmente algo de tirar o fôlego.

 

Lagoas

Assim como as cachoeiras, as lagoas também são uma ótima pedida para se refrescar no verão. Em Balneário Rincão, 80 quilômetros ao sul de Gravatal, as lagoas são a grande atração. Em Imbituba fica a Lagoa de Ibiraquera, uma localidade que abriga uma tranquila vila de pescadores, muito procurada por seus bons restaurantes, onde se destacam os pratos com camarões-rosa, pescados na própria lagoa.

Serra

A viagem até a Serra do Rio do Rastro é uma atração à parte. Com cerca de 12 km de curvas sinuosas, a estrada liga a planície litorânea à região serrana, a uma altitude de 1.460 m. O trajeto conta com belas paisagens, formadas por florestas de araucárias, rios, cachoeiras, vales, campos de altitude e grandes cânions.

Uma atração especial desta época do ano, entre os meses de janeiro e abril, é a colheita da maçã. Nos pomares, os visitantes podem passear entre as macieiras, participar da colheita e entender como funciona o cultivo da fruta.

 

Caminho dos Cânions

Na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul estão os parques nacionais dos Aparados da Serra e da Serra Geral, que abrigam os imensos cânions Itaimbezinho e Fortaleza. Os cortes abruptos nas montanhas são atrações para ecoturistas que buscam adrenalina em meio à magnitude da natureza.

 

Vinícolas

Santa Catarina possui como diferencial os Vales da Uva Goethe, uma região delimitada, na qual as videiras de Goethe são cultivadas. Os vinhos produzidos com a uva Goethe são delicados e possuem um paladar macio e acidez equilibrada. Nós elaboramos um roteiro com as vinícolas mais populares da região do Hotel Internacional Gravatal. Confira aqui.

 

Cervejarias

Santa Catarina oferece inúmeras opções de cervejarias artesanais, que atraem cada dia mais visitantes pela qualidade da produção e pelos bares e pubs que oferecem também deliciosas opções gastronômicas. Confira aqui o tour pelas cervejarias da região do Hotel Internacional Gravatal!

 

Cachaçarias

Nosso estado também conta com diversas opções de cachaçarias, ou os tradicionais alambiques. A produção da cachaça, bebida 100% nacional, é a fonte de renda de muitas famílias e os locais costumam oferecer visitação e degustação. Confira aqui o roteiro das cachaçarias da região do Hotel Internacional Gravatal.

 

Restaurantes

Por conta da mistura cultural, Santa Catarina oferece uma rica gastronomia. Se você aprecia a gastronomia alemã, por exemplo, não pode deixar de visitar São Martinho para desfrutar de um delicioso café colonial na Fluss Haus. Para quem curte frutos do mar, a dia é visitar o Geraldo Restaurante, em Laguna. Já a culinária italiana é destaque com a Casa do Chico, em Nova Veneza.

Gostou das nossas sugestões? Então venha para Santa Catarina e hospede-se no Hotel Internacional Gravatal! Faça a sua reserva!

 

Hotel Internacional Gravatal – Termas do Gravatal