Seis curiosidades sobre o vinho de Uva Goethe

Vinhos são bebidas únicas que trazem, junto ao aroma e ao sabor, muita personalidade, tradição e história. Em Santa Catarina, quando o assunto é vinho, tudo fica ainda mais especial. O estado é conhecido por produzir, com exclusividade, os vinhos de Uva Goethe.

Você já conhece a história dessa variedade de uva que é a base de vinhos com aromas de intenso frescor e jovialidade? Hoje nós reunimos seis curiosidades sobre o vinho de Uva Goethe. Confira:

 

1 – O Vale da Uva Goethe é uma região delimitada

A área geográfica delimitada é formada pelos municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Treze de Maio, Orleans, Nova Veneza e Içara, localizados no estado de Santa Catarina. Sua localização privilegiada une características intrínsecas das encostas da Serra Geral, com o litoral sul catarinense nas Bacias dos rios Urussanga e Tubarão.

 

2 – A região possui registro junto ao INPI

Vales da Uva Goethe foi a primeira Indicação de Procedência do Estado de Santa Catarina a obter o registro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), em 2012.  A certificação valoriza e reconhece a autenticidade dos vinhos de Uva Goethe, exclusivos da área.

 

3 – A variedade é cultivada na região desde o final do século XIX

Desenvolvida em 1852, a grande difusão da Uva Goethe começou na Itália, país em que famílias desenvolveram métodos de cultivo e fabricação excepcionais para a casta. Por volta de 1893, com a vinda de imigrantes italianos ao Brasil, a Goethe passou a ser cultivada em terras catarinenses. A uva Goethe chegou a Urussanga trazida pelo italiano Giuseppe Caruso Mac Donald e se adaptou tão bem ao solo local que logo ganhou fama e tradição.

 

4 – A Uva Goethe é uma uva híbrida

A Goethe é um cruzamento da uvas europeias Moscato de Alexandria, Moscato de Hamburgo e Schiava Grossa com uvas americanas (Isabel). Uma uva híbrida, com proporção é 87% de uvas europeias e 13% de uvas americanas.

 

5 – A condição climática da região interfere no sabor da bebida

Os Vales da Uva Goethe possuem uma condição climática única por sua localização estratégica entre a Serra do Rio do Rastro e o Litoral Catarinense. Condição essa que garante uma tipicidade característica aos vinhos. Com temperaturas que variam de -4°C a 40°C, os Vales da Uva Goethe produzem uma uva forte e robusta, com sabor cítrico e frutado, passando um toque mineral e especial aos vinhos Goethe.

As uvas Goethe são diariamente submetidas as variações de temperatura proporcionadas pela variação topográfica da região. Durante o dia, a influência dos ventos quentes que sobem a serra, e à noite o ar frio que desce a montanha esfriando rapidamente o planalto, deslocando-se em direção aos Vales da Uva Goethe.

 

6 – Os vinhos de Uva Goethe têm aromas de intenso frescor e jovialidade

Os vinhos de Uva Goethe têm aromas de intenso frescor e jovialidade, de frutas brancas como abacaxi, pêssego, umbu e cupuaçu. Além das características predominantes, os vinhos produzidos com a uva Goethe são delicados e possuem um paladar macio e acidez equilibrada.

 

Urussanga: conheça as vinícolas da cidade durante a sua estadia no HIG

No Vale da Uva Goethe, uma cidade que se destaca na produção de bebidas à base desse tipo de uva é Urussanga. O deslocamento, a partir do Hotel Internacional Gravatal, é tranquilo e leva em torno de um hora pela SC-108, uma vez que o hotel está localizado em uma região privilegiada e de fácil acesso aos principais pontos turísticos de Santa Catarina.

Urussanga é conhecida como a Capital do Bom Vinho. A qualidade única de seus vinhos e espumantes misturadas com o sabor delicioso da gastronomia típica italiana fazem com que o município seja visitado o ano todo. Que tal aproveitar a sua estadia no Hotel Internacional Gravatal para conhecer algumas vinícolas da cidade? Confira algumas sugestões para um passeio agradável por Urussanga:

– Vinhos Trevisol: tradição passada de geração em geração. A Vinícola Trevisol produz vinhos e sucos de uva com o mesmo costume e a dedicação herdados dos imigrantes italianos. É possível agendar visita para conhecer a vinícola, cercada de belezas naturais. O local também atende grupos de turismo e excursões.

Localização: Rua da Cantina, Rio Caeté, Urussanga – SC.

– Vigna Mazon: com parreirais próprios, a Vigna Mazon oferece visita guiada à vinícola, degustação sob reserva, local para eventos e refeições para grupos. Dentre seus produtos, destacam-se os vinhos, frisantes e espumantes da uva Goethe.

Localização: Rod. Genésio Mazon, km 20,5 | São Pedro, Urussanga – SC.

– Casa del Nonno: a Casa Del Nonno é mais uma vinícola que celebra a produção de vinhos típicos com uma identidade própria – que se deve à uva Goethe da região de Urussanga. A vitivinícola atende em sua adega à grupos, oferecendo degustação de vinhos e harmonizações.

Localização: Rua Olívio G. Mariot, 79, Urussanga – SC.

Leia mais: Roteiro das vinícolas pela região.

 

Venha desfrutar das comodidades do Hotel Internacional Gravatal e realizar passeios incríveis durante a sua estadia. Faça a sua reserva! Estamos seguindo todas as medidas recomendadas para receber você e sua família com o máximo de segurança!

 

Hotel Internacional Gravatal 

Reproduzir vídeo