A importância da meditação para a saúde mental

Estamos vivendo dias cada vez mais agitados, com muitas informações ao longo do dia, tarefas do cotidiano e muitas vezes esquecemos de colocar a nossa mente em repouso. Assim como nosso corpo naturalmente pede descanso depois de um dia cheio de compromissos, com a nossa mente não é diferente.

O sono muitas vezes não é suficiente para equilibrar nossos pensamentos, afinal, nossa atividade cerebral não cessa nem mesmo quando estamos dormindo. Mas saiba que é possível encontrar este momento de pausa para a mente com algumas técnicas e dicas que vamos trazer a partir de agora. Confira:

 

Como meditar pela primeira vez?

Meditar nada mais é do que esvaziar sua mente e seus pensamentos. Pensar em nada, dar uma pausa para o nosso cérebro. E realmente, se engana quem pensa que é uma tarefa fácil se desligar e não pensar em nada. Mas com um pouco de treino e colocando a meditação na sua rotina, é possível ampliar seu momento de meditação.

No começo será difícil. Quando você consegue se desligar, logo você se pega pensando em algo. Mas aos poucos é possível meditar de forma consistente e você vai sentir esta diferença na sua saúde mental.

Escolha um ambiente adequado

Para que a meditação seja bem sucedida, é importante escolher um local adequado para isso. Escolha um local onde sua atenção não será facilmente atraída para outro foco. Busque locais silenciosos, longe de barulhos caóticos como trânsito, obras ou qualquer outros ruídos desagradáveis que possam te atrapalhar.

Locais na natureza costumam ser ótimos para que você tenha ainda mais bem-estar e equilíbrio mental estando junto à natureza. Aproveite para perceber detalhes que muitas vezes não paramos para observar. Observe os diferentes sons dos pássaros, do vento, das folhas das árvores. Se for possível, preste atenção no barulho da água, do canto dos insetos. É uma ótima oportunidade para se conectar com a natureza e relaxar. O Hotel Internacional Gravatal oferece vários espaços ótimos para a sua meditação.

Fique em uma posição confortável

Durante a meditação, nada pode ser incômodo. Por isso, escolha uma posição relaxante e confortável para sua meditação. Evite fazer isso deitado. Afinal, você pode pegar no sono e esta não é a ideia. Posições sentadas com a coluna ereta costumam ser as mais confortáveis e vão te deixar alinhado com a sua busca pelo bem-estar. Procure manter a coluna reta e esteja certo de que sua posição sentado também está confortável para você. Se necessário, leve um colchonete, uma toalha ou algo para que você possa usar para ter maior conforto no seu momento de meditação.

Escolha roupas leves

A roupa para a meditação deve ser leve e confortável. Nada de roupas que apertam ou prendem. Escolha tecidos leves, com mobilidade, para que você possa estar realmente relaxado. Observe como está o clima para que você não escolha peças que vão fazer você sentir frio ou calor. Lembre-se: nada pode tirar sua atenção no momento da meditação.

Feche os olhos

Agora que você já escolheu o local, está em posição confortável e com roupas leves, é hora de iniciar a meditação. Comece fechando os olhos e preste atenção na sua respiração. Esta é uma ótima dica para quem não tem o hábito de meditar e deseja começar. É realmente difícil não pensar em nada. Por isso, prestar atenção somente na sua respiração pode te ajudar a desenvolver concentração e outros benefícios da meditação.

Mantenha o ritmo da sua respiração

Para ajudar no seu relaxamento, procure manter sua respiração no mesmo ritmo. Aproveite que você está focando na sua respiração para sentir cada movimento do ar entrando e saindo, por onde ele passa, a temperatura do ar que você está respirando. Preste atenção em cada detalhe. Este já é um exercício de meditação.

Benefícios da meditação

Humor: meditar alguns minutos por dia fazem uma diferença enorme no seu bem-estar. Uma delas é com relação ao humor. Meditar regula os nossos hormônios do humor e aquelas pequenas coisas que antes incomodavam passam a não fazer mais tanta diferença. E isso vai melhorar suas relações no trabalho, família e locais que você frequenta.

Disposição: o cansaço do dia a dia muitas vezes suga nosso resto de bateria, não é mesmo? Meditando alguns minutos por dia, é possível aumentar a disposição para fazer outras atividades. Boa parte do nosso cansaço é mental. Limpando a mente através da meditação, é possível eliminar aquilo que nos sobrecarrega.

Concentração: com tantos afazeres, muitos deles ao mesmo tempo, a concentração tem sido um desafio cada vez maior. Através da meditação, é possível aprender a direcionar sua concentração para suas tarefas mais importantes. Assim você se sente mais produtivo e mais feliz.

Lembre-se que manter uma rotina saudável, com boa alimentação e exercícios físicos também fazem parte das atitudes positivas para uma vida melhor. Aliando tudo isso com a meditação, sua vida será muito mais prazerosa.

Venha desfrutar de momentos especiais no Hotel Internacional Gravatal! Aqui oferecemos o ambiente perfeito para relaxar e cuidar da saúde do corpo e da mente, aliados com os benefícios da água termal. Entre em contato e saiba mais sobre nossos pacotes. Cuidar da sua saúde é o melhor investimento!

Faça a sua reserva online!

Hotel Internacional Gravatal