BLOG

Festa de 15 anos: faça este momento ainda mais especial

>
>
Festa de 15 anos: faça este momento ainda mais especial
Menina comemorando sua festa de 15 anos soprando confetes

A chegada dos 15 anos é um momento marcante na vida de toda adolescente. Não seria exagerado dizer que este é o principal aniversário de uma mulher. É o celebrar da transição entre a infância e a vida jovem e adulta. Um momento que representa a felicidade e o amadurecimento. Para muitas a realização do sonho de comemorar seus 15 anos em grande estilo.

É uma festa cheia de tradições e rituais com significados importantes também para a família da debutante. Os primeiros registros dos bailes foram na Europa do século XVI. Nobres europeus faziam grandes festas com o objetivo de apresentar suas filhas à sociedade. Naquela época, ao atingir essa idade elas deixavam de ser crianças e se tornavam mulheres. Elas estavam prontas para serem esposas e mães. Socialmente havia outra mudança, a partir daquele momento as jovens eram autorizadas a vestirem roupas iguais aos dos mais velhos e também a terem um comportamento mais adulto. A troca de vestido durante a festa simboliza essa mudança na vida das meninas.

Debutante também é um termo originado deste período. É a tradução da palavra francesa “debutant”, que significa iniciante ou estreante. As festas de debutantes ficaram mais populares no Brasil a partir da década de 50, mas existem registros de festas de 15 anos em países da América Latina antes disso. Essas são originadas de uma tradição Asteca que também tinha os 15 anos como um marco de crescimento para as mulheres. Nesta idade a mulher passava a ser considerada adulta e durante a festa acontecia uma troca de presentes e as meninas recebiam conselhos das mulheres mais velhas. Era o momento de orientar como elas deveriam se vestir, se comportar e seguir as tradições a partir de então.

Definitivamente, fazer 15 anos é um momento muito importante e cheio de tradições. Por isso separamos algumas dicas para você deixar ainda mais especial esse momento tão tradicional.

 

1 – Comece pelo orçamento

Esse é o primeiro passo na organização de qualquer festa. Saber quanto de dinheiro há disponível é o principal para definir o cardápio da festa, roupas, local, atrações, decoração e realizar as ideias que existirem. Comece organizando tudo em uma planilha. Dica importante: no topo da lista precisam estar os itens fundamentais para a festa e de maior investimento.

 

2 – Escolha o tema do baile

As festas de 15 anos mudaram muito desde o seu surgimento. Mudou o objetivo e atualmente há a possibilidade de ousar ao escolher o tema para o baile. A debutante pode escolher o clássico, mesclar tradição com contemporaneidade ou optar por temas bem modernos. O importante é que seja de acordo com a personalidade dela.

A personalidade da debutante também é fundamental para a decoração da festa que deve ser de acordo com a proposta da festa.

Essas perguntas podem ajudar nesta definição:

– Qual é a sua personalidade?

– Você é uma pessoa mais romântica ou moderna?

– Qual é o tema que está em alta nas festas e que te agrada?

– Quais são os assuntos mais comuns entre você e suas amigas?

– Você tem algum sonho ou um hobby?

 

3 – Quem convidar?

O número de convidados faz toda diferença no planejamento. A partir da quantidade de pessoas é feita a escolha do local, quantidade de comida, bebida e outros detalhes. Uma dica: antes de definir quem será convidado, é preciso definir o número de pessoas. Após isso se faz os ajustes na lista que pode ser dividida em categorias, por exemplo: família, amigos, colegas da escola e etc.

 

4 – O que servir?

É preciso levar em conta algumas coisas bem básicas neste momento. Uma delas é o período do ano que será realizada a festa. Por exemplo, no verão não é aconselhável servir determinados pratos pois podem causar problemas aos convidados. O buffet também precisa estar de acordo com o tema da festa e a decoração. Mas o mais importante de tudo: precisa ser um buffet com opções gastronômicas que agradem a todos, inclusive pessoas com restrições alimentares. Se possível, peça uma degustação para ter a certeza de que tudo ficará de acordo com o que vocês desejam.

Aqui também é o momento de pensar no bolo. Uma tendência é o bolo ser fake, ser apenas decorativo. Isso garante a durabilidade, redução de possíveis acidentes e praticidade já que o bolo oficial chega até os convidados já fatiado.

 

5 – Bebidas

É importante evitar fácil acesso a bebidas alcoólicas em festas cheias de adolescentes. Uma alternativa é contratar o serviço de coquetéis sem álcool. As bebidas alcoólicas podem ser servidas direto na mesa.

 

6 – Rituais clássicos de 15 anos

É preciso organizar um roteiro para o evento e nele é interessante adicionar alguns rituais clássicos. A valsa é um deles. A primeira dança é com o pai ou uma figura paterna. Depois é dada a oportunidade a outros familiares, amigos ou ao príncipe.

Outro ritual é a troca do vestido e do sapato. Eles tem o mesmo simbolismo, o de representar a transição da menina em mulher. A jovem começa a festa usando um vestido mais simples e sapatos baixos. Antes da valsa ela muda o vestido por um mais trabalhado simbolizando algo mais adulto. Neste momento também acontece a troca do sapato. Com a ajuda do pai ou do príncipe, a menina calça um modelo de salto.

 

7 – O vestido

Um dos itens mais importantes da festa precisa de uma grande atenção. É recomendado iniciar a busca pelo vestido, ou pelos vestidos, com pelo menos 8 meses de antecedência para assim encontrar o modelo ideal ou dar tempo de fazer o vestido dos sonhos.

 

Outro ponto muito importante para a realização de uma festa de 15 anos é o local. Ele precisa ser de acordo com tudo o que foi pensado para o baile. Nós do Hotel Internacional Gravatal oferecemos uma estrutura completa e versátil que se adapta às necessidades do seu evento. Entre em contato, agende uma visita para conhecer o Hotel e marcar a data da festa de 15 anos da sua filha.

Estamos esperando a sua visita!

Hotel Internacional Gravatal

COMPARTILHE