Viajar x alimentação saudável: como ter?

Passagem, documentos, malas prontas e muita energia para viajar: o check list está feito para curtir mais um passeio! Mas, como fica a alimentação nesses dias longe da rotina?

Ter uma alimentação saudável é fundamental para uma vida cheia de saúde e bem-estar. E é possível manter os bons hábitos mesmo longe de casa. Como? Preparamos algumas dicas para você não abrir mão de uma alimentação saudável durante a sua viagem. Confira:

 

– Comece o dia com um café da manhã equilibrado

Suas escolhas saudáveis na alimentação começam pela manhã com um café da manhã composto por alimentos como pão integral, cereais, tapioca, ovo, iogurte, queijo e frutas. Além de nutrir o organismo, eles te darão a energia necessária para aproveitar a programação da viagem. Essa dica vale para todos os dias, seja em casa, na pousada ou no hotel.

 

– Evite alimentos ultraprocessados

Eles até podem parecer práticos, mas os alimentos ultraprocessados devem ficar de fora da sua alimentação se o objetivo é consumir alimentos saudáveis. O processo natural de fabricação dos alimentos prontos inclui, em geral, altas quantidades de sal, açúcar, óleos e gorduras, assim como outras substâncias de uso industrial e sintetizadas em laboratório que não favorecem a alimentação balanceada. Salgadinhos, bolachas recheadas e refrigerantes? São práticos, mas não se encaixam em uma alimentação saudável.

 

– Faça refeições intermediárias

Comer de três em três horas favorece o bom funcionamento do intestino. Por isso, inclua nos intervalos entre as refeições, alimentos saudáveis, como frutas frescas, iogurte natural, castanhas e nozes.

 

– Leve algumas frutas na bolsa durante os passeios

Para não ficar muito tempo sem comer e facilitar na hora de um lanchinho, a dica é levar na bolsa algumas frutas fáceis de consumir, como maçã, pera e banana, por exemplo. Elas são práticas para transportar, muito nutritivas e bem saborosas.

 

– Não esqueça de ingerir bastante água

Tão importante quanto priorizar alimentos saudáveis, é não esquecer de ingerir bastante água durante os passeios. A água corresponde a cerca de 60 a 70% da composição corporal total e é fundamental para o bom funcionamento do organismo. A sede é o primeiro sintoma de desidratação, por isso, não é necessário esperar ter sede para beber água. O ideal é beber, pelo menos, dois litros de água por dia, sendo que a quantidade exata para cada pessoa varia de acordo com o peso, idade, estação do ano e outros fatores, como prática de atividade física, por exemplo.

 

– Priorize lugares que se preocupam com os princípios dos alimentos saudáveis 

As viagens acabam tirando muita gente da dieta. Mas, é possível escolher destinos turísticos que se preocupam com a alimentação saudável de seus visitantes. Muitos hotéis, inclusive, cultivam alimentos orgânicos em hortas particulares. É um bom requisito a ser observado no momento de efetuar as reservas.

 

Hotel Internacional Gravatal: alimentação saudável é prioridade nas refeições

O Hotel Internacional Gravatal, localizado no sul de Santa Catarina, é um desses destinos turísticos que se preocupa com a alimentação saudável de seus hóspedes e visitantes.

Você sabia que a estrutura do hotel conta com uma horta orgânica própria, onde são cultivados legumes e hortaliças? Isso mesmo! O objetivo é oferecer um cardápio variado e com opções de alimentos mais saudáveis aos visitantes. A variedade cultivada respeita o tipo de solo e o clima da região em cada época do ano. 

Além da horta, o hotel também dispõe de um pomar, onde os visitantes podem aproveitar para passear e colher as frutas da estação. Uma opção prazerosa e saudável, não é mesmo? Da mesma maneira como é trabalhado na horta, todas as frutas são cultivadas sem o uso de agrotóxicos.

A preocupação com a qualidade dos alimentos se estende, também, ao momento da compra, quando a produção própria não supre a demanda para todas as refeições oferecidas. O hotel preza por fornecedores locais, que trabalham com o mesmo conceito. O cultivo e a forma como cada produto chega à mesa é que resulta na qualidade do alimento e no bem-estar do consumidor.

O resultado é um cardápio de dar água na boca. E o melhor: alinhado com os conceitos de uma alimentação saudável. O buffet do hotel conta com 13 tipos de saladas frescas colhidas na horta orgânica do empreendimento, 05 tipos de conservas, 03 tipos de carne (carne branca, vermelha e peixe), 09 guarnições e 06 tipos de sobremesas.

 

E então, conseguimos convencer você de que é possível manter uma alimentação saudável durante as viagens? Basta ter foco e não esquecer das nossas dicas!

Venha para o Hotel Internacional Gravatal e se alimente de forma saudável. Faça a sua reserva e aproveite as frutas e verduras da estação! Estamos seguindo todas as medidas recomendadas para receber você e sua família com o máximo de segurança.

 

Hotel Internacional Gravatal 

 

 

 

Reproduzir vídeo