Como desenvolver um turismo mais responsável?

Durante a pandemia, o Ministério do Turismo lançou o selo Turismo Responsável, um programa que estabelece boas práticas de higienização para cada segmento do setor, com o objetivo de diminuir os impactos da pandemia e preparar o setor para um retorno gradual às atividades.

Dessa forma, o selo é um incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19, posicionando o Brasil como um destino protegido e responsável.

Com a mudança de cenário e o setor do turismo a todo vapor, o conceito de “turismo responsável” toma outras proporções, uma vez que vai muito além de práticas de higienização.

Como o próprio nome já sugere, turismo responsável é fazer turismo com responsabilidade.  Vamos conhecer um pouco mais sobre praticar turismo em busca da sustentabilidade?

 

Afinal, no que consiste o turismo responsável?

Turismo responsável ou turismo sustentável, diferente do turismo tradicional, é baseado na construção e na convivência, por meio do conhecimento e da curiosidade. Mas, o que isso quer dizer?

De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), o “turismo sustentável é a atividade que satisfaz as necessidades dos turistas e as necessidades socioeconômicas das regiões receptoras, enquanto a integridade cultural, dos ambientes naturais e a diversidade biológica são mantidas para o futuro”.

Em outras palavras, podemos dizer que o grande objetivo do turismo responsável é garantir que os visitantes melhorem o lugar e a vida das pessoas que ali vivem. Ou seja, é uma relação onde todos saem ganhando.

É importante reforçar também que o turismo responsável ou turismo sustentável não se trata de um nicho como, por exemplo, turismo religioso, turismo de aventura, entre outros. É um conceito que pode e deve ser aplicado em viagens com os mais diversos fins.

Turismo responsável é muito mais do que não jogar lixo no chão durante um passeio. Você já parou para pensar no quanto pode ajudar a fortalecer uma comunidade e conservar o meio ambiente com uma série de pequenas ações?

 

Exemplos de turismo responsável

– Diminuir a geração de lixo, bem como descartar os resíduos adequadamente, evitando a poluição ambiental;

– Priorizar serviços oferecidos pela própria comunidade;

– Conhecer e compreender o modo de vida local, respeitando os hábitos e a cultura do lugar;

– Deixar de lado o transporte particular e utilizar o transporte público do local;

– Apreciar atrações locais, como apresentações culturais;

– Fugir do turismo massivo.

 

A ideia do turismo responsável é que a presença de turistas em um determinado local melhore as condições de vida dos moradores e que ajude a preservar o meio ambiente para que futuras gerações tenham o mesmo privilégio.

E então, que tal começar a pensar em turismo com um novo olhar?

Escolher atrativos que também se preocupam com um mundo mais sustentável é uma excelente forma de contribuir com o conceito. E é por isso que o Hotel Internacional Gravatal, localizado no sul de Santa Catarina, valoriza e prioriza uma série de atitudes com foco em um futuro melhor para as próximas gerações.

Confira algumas opções e atrativos do hotel que demonstram isso:

 

– O HIG conta com a maior área verde da região

O Hotel Internacional Gravatal é possuidor da maior área verde da região, com 11.000 m². A natureza no local é exuberante e os bosques são um convite e tanto para uma bela caminhada. Além disso, todos os apartamentos oferecem uma vista espetacular para a natureza local.

 

– O hotel conta com um pomar com frutas da estação, livre de agrotóxicos

Sair para passear e colher frutas da estação direto do pomar é um privilégio que todos os visitantes têm a oportunidade de desfrutar durante a estadia no Hotel Internacional Gravatal. E o mais importante: todas as frutas são cultivadas sem o uso de agrotóxicos.

 

– Horta orgânica

Assim como no pomar, os legumes e hortaliças utilizados nas refeições do HIG são cultivados sem o uso de agrotóxicos na horta orgânica própria. O objetivo da horta é oferecer um cardápio variado e com opções de alimentos mais saudáveis aos visitantes. A variedade cultivada respeita o tipo de solo e o clima da região em cada época do ano.

 

– Localizado ao lado do centro comercial, incentiva o comércio local

O HIG está localizado a poucos metros do centro comercial de Termas de Gravatal, que atrai centenas de pessoas diariamente. Passear pelas galerias da Avenida Pedro Zapelini é um atrativo para os turistas, que sempre acabam comprando as famosas lembrancinhas para levar para casa. As lojas oferecem vestuário, roupas de dormir, artigos de cama, mesa e banho, com destaque para os travesseiros de pena de ganso. Também é possível encomendar peças sob medida.

 

Que tal se tornar um viajante consciente e responsável?

Venha para o Hotel Internacional Gravatal e curta o nosso ambiente e atrações pensadas em uma experiência completa para você e sua família, sem deixar de lado a preocupação com as gerações que ainda estão por vir!

Hotel Internacional Gravatal